12/03/2016 11h55 – Atualizado em 12/03/2016 11h55

Ação verificou instalações de edifícios de órgãos federais e ajudou a reforçar o combate ao mosquito junto aos servidores

Da Redação

A nova rodada de mobilização de combate ao Aedes aegypti na Administração Pública Federal, realizada nesta sexta-feira (11), alcançou um objetivo fundamental na luta contra o mosquito: reforçar a importância de atenção contínua à eliminação de possíveis focos de proliferação do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika.

No Ministério do Planejamento, órgão que liderou a ação do governo federal, o ministro Valdir Simão vistoriou as instalações do edifício-sede na Esplanada dos Ministérios em busca de possíveis focos do mosquito para serem eliminados. “A limpeza de área em todos os prédios, nas nossas casas, no nosso local de trabalho é essencial”, disse.

Segundo ele, mais de 300 mil servidores do Poder Executivo Federal já receberam capacitação para combater o Aedes aegypti. Ele informou que os órgãos federais estão trabalhando para remover eventuais focos do mosquito em suas instalações e que a verificação é feita semanalmente. Até o momento, foram realizadas mais de trinta mil vistorias em busca de possíveis focos.

Já o ministro da Saúde, Marcelo Castro, esteve pela manhã na Fiocruz e falou sobre como o país tem realizado ações de prevenção e combate aoAedes. Mais tarde, ele participou do encerramento da Semana Saúde na Escola no Centro de Ensino Nº 01 da Estrutural, no Distrito Federal. Esse eventou mobilizou mais de 18 milhões de estudantes espalhados por 4.787 municípios de todo o Brasil e buscou envolver as comunidades escolares e equipes de saúde da Atenção Básica, fortalecendo o combate ao mosquito.

O ministro das Comunicações, André Figueiredo, esteve na sede dos Correios no Recife, para conscientizar os trabalhadores da empresa sobre a importância de manter alerta constante no combate ao mosquito.

Em Brasília, a titular do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Tereza Campello, elogiou o engajamento da população brasileira no combate ao mosquito Aedes aegypti. “As pessoas têm percebido que a limpeza não é só uma vez. Essa ideia de que não basta limpar a casa um dia pegou. As pessoas sabem disso e têm feito a faxina”. Nesta sexta-feira (11), ela participou, junto com os servidores federais, de mais uma etapa da ação de combate ao Aedes aegypti nos prédios públicos federais.

A presidenta da Caixa, Miriam Belchior, acompanhou o trabalho dos empregados do banco em Brasília. “A gente sabe que 80% dos mosquitos estão nas casas das pessoas e no lugar onde elas trabalham. A Caixa está fazendo seu trabalho assim como todo o governo federal”, disse. O banco organizou um mutirão de limpeza de 223 agências de cidades escolhidas de acordo com o número de ocorrência de casos de dengue na população.

Diversos outros órgãos do governo federal participaram de ações ao longo do dia. Para conferir os eventos de hoje, acesse o Tumblr da campanha #ZikaZero

(*) Portal Brasil

Valdir Simão participa de ação de combate ao Aedes em vistoria no Planejamento (Foto: Divulgação)

Comentários