17.7 C
Três Lagoas
sábado, 20 de abril de 2024

Moradores de cidade inundada há 45 anos após construção de usina se reencontram: ‘Infância submersa’

13/11/2018 08h04

Antiga Rubinéia foi inundada com a construção da hidrelétrica de Ilha Solteira (SP). Em 1973, quase todos os moradores já tinham deixado suas casas

Redação

Moradores da antiga cidade de Rubinéia (SP) se reuniram às margens do Rio Paraná para relembrar as histórias e a infância no município que foi inundado na construção da usina hidrelétrica de Ilha Solteira (SP). Um reencontro cheio de emoção, relembrando a história que nasceu em uma cidade que já não existe mais.

Antigos moradores da cidade vieram de Santiago do Chile, Paranaíba (MS) e Cuiabá (MT) para o reencontro. Todos eles são de Rubinéia, mas não a de hoje, e sim a que está embaixo d’água. Abraços que demoraram 50 anos para acontecer.

Muitos não se encontravam desde que a antiga cidade de Rubinéia desapareceu. Em 1967 chegou a notícia da construção da hidrelétrica de Ilha Solteira, cidade vizinha. A obra resultaria em uma grande represa que inundaria o município.

A desapropriação das casas começou em 1969 e 10 mil pessoas viviam no local. Em 1973, quase todos os moradores já tinham deixado suas casas. Eles foram indenizados pelo governo de São Paulo, fugiram da região antes de a água chegar para apagar Rubinéia do mapa.

“Teve gente que foi embora chorando, teve gente que só saiu quando a água chegou mesmo, a maioria queria ficar”, afirma a funcionária pública Maria Ribeiro.

A aposentada Conceição Berselle e o marido viram a água bater na porta de casa. Eles são considerados guardiões da antiga cidade e foram as últimas pessoas a saírem.

Eles tomavam conta do cartório, lavraram todas as escrituras e pagaram as indenizações. O casal digamos, “fechou a porta da cidade”, antes de entregá-la para o rio. “Todos os dias na hora do almoço eu ia lá medir, ver a água chegando foi uma emoção muito grande, foi emocionante”, afirma Conceição.

(*) Informações G1

Moradores da antiga Rubinéia tiram foto durante o encontro — Foto: Reprodução/TV TEM

Reencontro acontece quase 50 anos depois da cidade ser inundada — Foto: Reprodução/TV TEM

Rubinéia antiga, antes de ser inundada pela represa da usina hidrelétrica de Ilha Solteira — Foto: Reprodução/TV TEM

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.