27.2 C
Três Lagoas
quinta-feira, 28 de março de 2024

Moradores fazem mutirão e recolhem 135 kg de lixo em bairro de Três Lagoas

20/04/2016 10h11 – Atualizado em 20/04/2016 10h11

A iniciativa partiu dos próprios moradores, que ao observarem que no bairro havia muita sujeira, resolveram “fazer a diferença” na limpeza

Patrícia Miranda e Ricardo Ojeda

Em um momento onde a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, grande causador de doenças como a Zika Vírus, Dengue e Febre Chikungunya, os moradores ficam em alerta para sucumbir em qualquer lugar que possa proliferar a criação do vetor.

Em Três Lagoas, segundo o último Boletim Epidemiológico da Secretaria de Saúde do Estado, neste ano foram notificados 1.014 casos de dengue, cinco casos confirmados de Zika Vírus e três de Febre Chikungunya (apenas um confirmado), para uma população de 109.633 pessoas.

Pensando em uma forma de amenizar o problema e colaborar com a limpeza da localidade, moradores do bairro Nova Europa, decidiram “arregaçar as mangas” e fazerem a diferença.

O técnico em mecânica industrial, Paulo Henrique Soares Morais, é morador do bairro há dois anos e entrou em contato através do WhatsApp do Perfil News (67-8435-2479) para divulgar uma iniciativa que tem gerado elogios. Ele explicou à reportagem como foi organizada a limpeza. “Nós fizemos um mutirão de limpeza, contra o mosquito Aedes Aegypti, no último domingo. Fizemos tudo por conta própria e fui muito legal. Recolhemos muito lixo e recipientes que podem acumular água”, disse.

De acordo com Morais, foi o segundo mutirão e reuniu 15 pessoas; entre crianças, jovens e adultos. “Sempre estamos fazendo esse trabalho no bairro para ter um ambiente limpo e sem mosquitos. Não foi registrado nenhum caso de dengue, mas estamos fazendo por prevenção”, comentou a reportagem do Perfil News.

LIXO RECOLHIDO

Com aproximadamente 200 famílias, o bairro é novo no município, mas de acordo com Morais, todos conscientes do perigo de lixo acumulado.

Foram encontrados nos terrenos baldios, entulhos de construções, garrafas pet, latas de tintas e sacolas plásticas. “No total recolhemos 135 kg de lixo, em aproximadamente 3h de coleta. Fizemos um arrastão nas casas e terrenos baldios e após deixamos o lixo para a coleta pública”, explicou.

Segundo Moraes, é dever de todos ter essa atitude consciente. “Não esperamos pela prefeitura, pois todos nós sabemos da importância de se fazer a limpeza em uma sociedade. Isso é o dever de todos os moradores aqui no bairro e fazemos reuniões para orientá-los sobre a importância da limpeza” e completou que daqui duas semanas haverá o terceiro mutirão.

RESULTADOS POSITIVOS

Conforme Paulo é evidente os resultados positivos da ação. “Está dando um resultado muito positivo, pois as ruas estão limpas, e se encontra em um bairro muito bem organizado, sem lixo urbano. É um ambiente gostoso de viver. As pessoas que vêm no nosso bairro fazem elogios, inclusive de outros locais gostaram da nossa iniciativa”, relatou.

Crianças auxiliaram os adultos durante a coleta, o que para ele é de grande valia. “Com a educação ambiental, as crianças ajudaram na maior alegria, para elas era brincadeira. Já sabem da importância de ter um bairro limpo e sem doenças”, disse.

GRUPO DO WHATSAPP

Foi criado um grupo no aplicativo WhatsApp para que os moradores tenham contato direto, uns com os outros. “O grupo do mantém todos informados sobre próximo mutirão de limpeza, sobre segurança de nossas casas, se alguém estiver precisando de alguma ajuda e sobre reuniões. Essa ideia está sendo muito boa e eficaz, pois até o índice de roubos no bairro diminui. Estamos nós mesmo nos policiando e olhando a casa de moradores que trabalham a noite”, completou.

INICIATIVA

No bairro há uma praça, onde contém parquinho, academia ao ar livre, caixa de areia para exercício. Segundo Paulo, os moradores cuidam e fazem a manutenção das árvores plantadas. “Eu plantei 33 mudas e ajudo na manutenção também”, comentou.

Paulo deixou um contato para quem quiser ter mais informações, sobre a ação, é o (67) 9952-8205 e fez um convite para que outros moradores de bairros vizinhos possam tomar a iniciativa também.

Os moradores do bairro Nova Europa, decidiram “arregaçar as mangas” e fazerem a diferença. (Foto: Paulo Henrique Morais)

O mutirão reuniu entre crianças, jovens e adultos no bairro. (Foto: Paulo Henrique Morais)

Nos terrenos baldios foram encontrados diversos entulhos e materiais de obras. (Foto: Paulo Henrique Morais)

Os moradores recolheram nos terrenos baldios, entulhos de construções, garrafas pet, latas de tintas e sacolas plásticas. (Foto: Paulo Henrique Morais)

Alguns terrenos baldios foram registrados pelos moradores. (Foto: Paulo Henrique Morais)

Grupo do WhatsApp dos moradores do bairro. (Foto: Paulo Henrique Morais)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.