28.3 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Mototaxistas agridem mulher em disputa por alvarás distribuídos pela prefeitura

02/04/2014 16h21 – Atualizado em 02/04/2014 16h21

Uma discussão por uso de alvará da prefeitura para o serviço de mototaxista acabou em agressão em Campo Grande

Da Redação

Uma discussão por uso de alvará da prefeitura para o serviço de mototaxista acabou em agressão em Campo Grande. Um colega filmou quando duas mototaxistas trocaram acusações e empurrões, supostamente por conta de um alvará (direito de atuar na profissão).

Uma das mulheres, que seria uma ‘auxiliar’, ou seja, condutora que usa o alvará de outra pessoa para trabalhar nos períodos de folga da titular. A outra, identificada como Janete, seria a dona do alvará. Em certo momento da discussão, ela manda um homem ‘tirar’ a outra mototaxista de cima da motocicleta.

A vítima foi agredida com um soco no rosto pelo homem, e outros mototaxistas interferem, mas não chegam a evitar a agressão, enquanto um filma tudo.

O caso é de conhecimento do Sindicato dos Mototaxistas de Campo Grande, que se reuniu na semana passada com a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito de Campo Grande). Segundo informações preliminares, a gravação foi feita em um ponto localizado no Jardim dos Estados, na região central de Campo Grande.

A motivação da briga é a negação de uma transferência de alvará, ferindo a lei municipal em vigência 4.106/2006. “Isso foi um caso isolado e deprimente, pois sou totalmente contra a violência, há outras maneiras de resolver conflitos”, frisa o presidente do sindicato, Dorvair Caburé.

Segundo ele, a lei municipal permite que haja transferência de alvarás de mototaxistas dentro da categoria. Porém, problemas com a gestão anterior estavam travando o processo e o ex-prefeito Alcides Bernal não estava autorizando. “Isso gerou desconforto”, diz. O presidente do sindicato diz acreditar que, com o novo prefeito e secretário a situação deva se normatizar. “Eles são mais acessíveis e com certeza entende o trabalhador. Atualmente em Campo Grande há 490 alvarás, e quem quiser transferir, desde que seja para a mesma categoria pode fazer, mas isso são casos isolados”, enfatiza.

Para que haja a transferência, quem está recebendo este tipo de alvarás dever ter passado por curso especializado e ser credenciado.

Não há informações sobre o registro da ocorrência policial para investigar a agressão à mulher, nem as circunstâncias da briga. Uma das hipóteses é de que uma das envolvidas teriam vários alvarás, e coloca auxiliares para trabalharem, como vários permissionários fazem. (Matéria alterada para preservar a identificação da vítima)

(*) Com informações de MidiaMax


A motivação da briga é a negação de uma transferência de alvará, ferindo a lei municipal em vigência 4.106/2006 (Foto: Reprodução/MidiaMax)

https://youtube.com/watch?v=wdLBWVI5Qec

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.