17.9 C
Três Lagoas
terça-feira, 17 de maio, 2022
InícioNotíciasEsportesMS traz 93 medalhas da etapa nacional das Paralimpíadas Escolares

MS traz 93 medalhas da etapa nacional das Paralimpíadas Escolares

Ao todo, mais de 1,2 mil paratletas estiveram na capital paulista. A equipe sul-mato-grossense, composta por 74 paradesportistas e 41 membros do estafe, teve o apoio do Governo do Estado, por meio da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte). De acordo com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), todas as unidades da Federação enviaram representantes para o evento.

Confira o desempenho de cada modalidade nas Paraesc 2019:

Atletismo

O atletismo sul-mato-grossense conquistou 51 medalhas (26 ouros, 17 pratas e 8 bronzes) e terminou na sexta colocação geral do quadro de condecorações. Os 28 atletas da modalidade conseguiram colocar Mato Grosso do Sul em quarto lugar por Pontuação Geral Escolar, com 640 pontos. O destaque vai para os 10 recordes escolares batidos pelos paradesportistas do Estado.

Natação

A natação foi a segunda modalidade que mais faturou medalhas na Terra da Garoa. Ao todo, foram 21 medalhas (10 ouros, 8 pratas e 3 bronzes), que colocaram Mato Grosso do Sul na nona colocação entre as unidades federativas.

Na disputa por Pontuação Geral Escolar, a equipe sul-mato-grossense, composta por 13 nadadores, encerrou a competição na 13ª posição, com 162 pontos.

Tênis de mesa

O tênis de mesa finalizou as disputas das Paralimpíadas com 10 medalhas (1 ouro, 5 pratas e 4 bronzes) na bagagem. Mato Grosso do Sul, com oito atletas, ficou com 53 pontos e encerrou a competição na quarta colocação por Pontuação Geral Escolar.

Judô

Os judocas sul-mato-grossenses buscaram seis medalhas (2 ouros, 1 prata e 3 bronzes) nos tatames do Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro. O resultado fez com que o Estado terminasse no quinto lugar por Pontuação Geral Escolar, com 34 pontos. No total, cinco atletas levaram o nome de Mato Grosso do Sul nas disputas.

Bocha paralímpica

A bocha paralímpica somou três medalhas (1 ouro, 1 prata e 1 bronze) em São Paulo-SP. Mato Grosso do Sul, representado por sete atletas, encerrou sua participação nas Paraesc 2019 como vice-campeão na classificação por Pontuação Geral Escolar, ao obter 37 pontos. O Distrito Federal, com 57, foi o primeiro colocado e Minas Gerais, somando 26, o terceiro.

Parabadminton

Os atletas sul-mato-grossenses estrearam a todo vapor no parabadminton. A modalidade, originada na Índia e praticada com raquete e birdie (espécie de peteca), foi incluída pela primeira vez nas Paralimpíadas Escolares. Mato Grosso do Sul fechou a competição com duas medalhas (1 ouro e 1 bronze) e 23 pontos, que o colocaram na quarta colocação por Pontuação Geral Escolar. A equipe teve quatro atletas.

A edição 2020 do evento paradesportivo está marcada. As disputas acontecem de 23 a 28 de novembro no mesmo local.

Texto e foto: Lucas Castro – Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte)

Comentários
MATÉRIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.