20.4 C
Três Lagoas
quinta-feira, 18 de abril de 2024

MS destina 500 toneladas de embalagens vazias de defensivos agrícolas

03/04/2014 09h00 – Atualizado em 03/04/2014 09h00

Mato Grosso do Sul destina 500 toneladas de embalagens vazias de defensivos agrícolas

Quantidade de embalagens destinada pelo Sistema Campo Limpo, no estado, é 20% maior que a de 2013

Da Redação

Nos dois primeiros meses de 2014, o Sistema Campo Limpo (logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas), formado por agricultores, fabricantes – estes representados pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV) -, canais de distribuição e com apoio do poder público, encaminhou para o destino ambientalmente correto 502 toneladas de embalagens vazias de agrotóxicos no Mato Grosso do Sul. A quantidade é 20% maior, se comparado ao mesmo período do ano passado.

Segundo com Hamilton Rondon, coordenador regional de Operações do instituto na região, ano a ano, o Sistema apresenta resultados cada vez mais positivos. O coordenador ainda destaca que os agricultores do estado têm importante papel e contribuem fortemente com o cumprimento de suas responsabilidades.

De acordo com o estudo do inpEV, entre janeiro e fevereiro deste ano, foram retiradas do meio ambiente 6,7 mil toneladas do material em todo o país. O resultado ultrapassa o total destinado no ano anterior, 13% a mais. Desde o início de suas atividades, em 2002, o Sistema Campo Limpo já destinou mais de 280 mil toneladas de embalagens.

INPEV

O inpEV – Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias, é uma entidade sem fins lucrativos criada pela indústria fabricante de agrotóxicos para realizar a gestão pós-consumo das embalagens vazias de seus produtos de acordo com a Lei Federal nº 9.974/2000 e o Decreto Federal nº 4.074/2002. A legislação atribui a cada elo da cadeia (agricultores, fabricantes e canais de distribuição, com apoio do poder público) responsabilidades compartilhadas que possibilitam o funcionamento do Sistema Campo Limpo (logística reversa de embalagens vazias de agrotóxicos).

O instituto foi fundado em 14 de dezembro de 2001 e entrou em funcionamento em março de 2002. Atualmente, possui mais de 90 empresas e dez entidades em seu quadro associativo.

Mais informações sobre o inpEV e o Sistema Campo Limpo estão disponíveis no site http://www.inpev.org.br/index.

(*) Com informações de Assecom inpEV

Os agricultores do estado têm importante papel e contribuem fortemente com o cumprimento de suas responsabilidades (Foto: Divulgação/Assecom)

O resultado ultrapassa o total destinado no ano anterior, 13% a mais (Foto: Divulgação/Assecom)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.