19.5 C
Três Lagoas
terça-feira, 23 de abril de 2024

MS é 1º Estado com mais apoio às mulheres vítimas de violência

10/11/2015 11h25 – Atualizado em 10/11/2015 11h25

Estado é o 9º com o maior número de feminicídio. Casa da Mulher Brasileira integrou atendimento às vítimas.

Da redação

Em âmbito nacional, um dado importante do estudo é o local do homicídio: 27,1% deles acontecem no domicílio da vítima, indicando a alta domesticidade dos assassinatos de mulheres. Outros 31,2% acontecem em via pública, e 25,2%, em estabelecimento de saúde.

CASA DA MULHER BRASILEIRA

Para frear os índices de feminicídios e violência contra mulheres, o governo federal lançou em 2013 o programa “Mulher, Viver sem Violência”. Um dos eixos do programa é implementação da Casa da Mulher Brasileira, uma estrutura que integra atendimento às vítimas da violência, desde o apoio psicossocial até o cuidado com as crianças.

Campo Grande foi a primeira capital do Brasil a contar com a estrutura. A presidente Dilma Rousseff (PT) inaugurou o prédio em fevereiro de 2015. O evento teve a presença da farmacêutica Maria da Penha Fernandes, personalidade que se tornou símbolo do combate à violência contra a mulher.

A casa tem gestão compartilhada entre União, estado e município. A gestão administrativa ficou a cargo da prefeitura e o objetivo é combater a violência e fazer
de Mato Grosso do Sul uma referência do enfrentamento à violência no país.

O local é um espaço onde as mulheres sul mato-grossenses poderão receber atendimento humanizado e integrado, da Polícia Civil através da Delegacia Especializada em Atendimento às Mulheres (Deam), Juizado Criminal, Defensoria Pública e Promotoria de Justiça.

A Casa da Mulher Brasileira fica na rua Brasília, no Jardim Imá, perto do Aeroporto Internacional de Campo Grande. No local também ainda funciona uma brinquedoteca, para onde serão levadas crianças filhas das vítimas da violência doméstica, durante o tempo em que estiverem recebendo atendimento.

(*) G1 MS

Governo federal lançou em 2013 o programa “Mulher, Viver sem Violência”(Foto: Divulgação)

Maria da Penha, que deu nome à lei contra
violência doméstica à mulher
(Foto: Divulgação)

Casa da Mulher Brasileira situada na rua Brasília, s/n, Lote A, quadra 2, Jardim Imá, Campo Grande-MS (Foto: Divulgação)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.