21.2 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de abril de 2024

MS inicia hoje a 2ª etapa da vacinação contra a aftosa

13/10/2015 11h36 – Atualizado em 13/10/2015 11h36

Agência Estadual de Defesa Animal e Vegetal divulga calendário oficial da segunda etapa da vacinação contra aftosa em MS

Da Redação

Começou nesta terça-feira a segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa para bovinos e bubalinos na faixa de fronteira de Mato Grosso do Sul com Paraguai e a Bolívia. Segundo a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), o período para imunização nos 13 municípios da região vai até o dia 27 de novembro, e depois o produtor terá até o dia 14 de dezembro para fazer o comunicado da vacinação ao órgão.

Conforme a Iagro deverão ser vacinados animais de zero a 24 meses de idade. A região onde a nova rodada da campanha começa nesta terça-feira compreende os municípios de: Antônio João, Japorã, Mundo Novo, Aral Moreira, Bela Vista, Caracol, Coronel Sapucaia,Corumbá, Ladário, Paranhos, Ponta Porã, Porto Murtinho e Sete Quedas.

Já região do Planalto, a segunda etapa da vacinação vai começar no dia 3 de novembro e vai até 7 de dezembro. No Pantanal, para os optantes da etapa de novembro, o trabalho também tem início no dia 3, mas vai até o dia 20 de dezembro.

A diretora secretária da Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), Terezinha Cândido, destacou a importância da vacinação para a sanidade do rebanho sul-mato-grossense.
“Os produtores rurais precisam continuar o trabalho de prevenção para manter o status que é reconhecido pela OIE [Organização Mundial de Saúde Animal] e assim aumentar nosso leque de compradores no mercado internacional”, ressalta.

Para Terezinha, o reconhecimento do status é resultado do trabalho realizado pelos produtores e trabalhadores rurais do Estado, com a orientação da Iagro e do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

(*)G1

Segunda etapa do dia 13 de outubro até o dia 27 de novembro (Foto:Reprodução)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.