17.2 C
Três Lagoas
sábado, 20 de abril de 2024

MS tem 945 vagas pelo Sisu de meio de ano; inscrições estão abertas

09/06/2015 11h40 – Atualizado em 09/06/2015 11h40

UFMS e IFMS são as instituições com oferta no estado. Inscrições devem ser feitas até o dia 10 de junho.

Da Redação

Duas instituições públicas de ensino superior de Mato Grosso do Sul oferecem 945 vagas por meio da segunda edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2015. As inscrições estão abertas e vão até as 23h59 do dia 10 de junho (horário de Brasília) pelo site Sisu.

Nesta edição, a única nota válida para participar do Sisu será a do Enem 2014. Para se inscrever na seleção, o candidato não pode ter tirado zero na redação.

Na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), são 665 vagas distribuídas nas unidades de Aquidauana, Paranaíba, Três Lagoas, Campo Grande, Corumbá e Coxim. Os cursos com oferta são administração, geografia, direito, engenharia de produção, medicina, engenharia civil, pedagogia, psicologia, educação física, história e letras – português. veja o edital.

Já o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul oferece 280 vagas para os cursos de agronegócio, agronomia, análise e desenvolvimento de sistemas e sistemas para internet. Ponta Porã, Nova Andradina, Três Lagoas, Corumbá, Aquidauana e Campo Grande têm oferta. veja o edital.

O QUE É SISU

O Sisu é um sistema que seleciona estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para as instituições públicas do ensino superior. As inscrições deverão ser feitas pelo site do Sisu.
O processo seletivo do Sisu terá apenas uma chamada e o resultado, que será divulgado no dia 15 de junho, poderá ser consultado na página do Sisu na internet. A matrícula deverá ser realizada nos dias 19, 22 e 23 de junho na instituição em que o aluno foi selecionado.

Para fazer parte da lista de espera, o candidato deve entrar no site do Sisu entre os dias 15 e 26 de junho. As universidades terão de 19 a 26 de junho para informar as vagas disponíveis no site.

COMO PARTICIPAR

Ao acessar o sistema, os estudantes poderão checar todas as vagas disponíveis para a seleção. Porém, cada estudante poderá se inscrever em duas opções de vagas. No ato da inscrição, será preciso escolher, em ordem de preferência das vagas, a instituição, o local de oferta, o curso e o turno em que ele é ministrado.

Entre o dia 8 e as 23h59 do dia 10, o estudante poderá trocar suas opções no sistema quantas vezes quiser, e também cancelar sua inscrição. Durante o período, o Sisu informará a nota de corte de cada curso e turno, ou seja, a nota mínima para ser aprovado naquele curso, segundo o número total de inscritos e o número de vagas oferecidas. O Sisu considera apenas as últimas opções cadastradas no momento do fechamento das inscrições.

Na hora de fazer as duas opções de vaga, o candidato deve escolher uma das três modalidades de concorrência: a concorrência pelo sistema de cotas que segue a lei federal, a concorrência pelo sistema de ação afirmativa determinado pela instituição de ensino que oferece a vaga, e a ampla concorrência.

(*) G1 MS

Página do Sisu na internet
(Foto: Reprodução/sisu.mec.gov.br)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.