22.1 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril de 2024

MS tem dia ‘recheado’ de medalhas e vai ao pódio cinco vezes nos Jogos Escolares Brasileiros

A delegação de Mato Grosso do Sul é coordenada pelo Governo do Estado, por intermédio da Fundesporte, e conta com apoio do Centro de Referência Esportiva de Três Lagoas (CRE-TL).

A primeira medalha do estado nos Jogos foi de ouro, assegurada por Gabriel Antonio Claudino. O ponta-poranense de 14 anos, da Escola Magsul, dominou os 80 metros rasos do atletismo, chegando à marca de 9s33. O outro sul-mato-grossense na prova, Afonso Lima, também foi destaque. O atleta de Campo Grande largou forte e terminou na quinta colocação, com 9s88.

MS tem dia ‘recheado’ de medalhas e vai ao pódio cinco vezes nos Jogos Escolares Brasileiros

“A emoção é imensa, estou feliz demais por representar o nosso estado e a minha cidade de Ponta Porã. Tinha certeza que pelo menos na final eu chegaria e agora consegui o ouro. É uma sensação única”, disse o velocista de Ponta Porã, que fez sua melhor marca pessoal nos 80 metros. Ele é um dos contemplados pelo Bolsa Atleta, programa de incentivo do Governo do Estado, coordenado pela Fundesporte. “A Bolsa ajuda demais. Hoje, pude participar dos JEB’s por causa desse auxílio e dá um ânimo a nós atletas, para nos empenhar mais ainda”.

Esse é o melhor momento da promissora carreira de Gabriel Claudino. Há menos de um mês, o atleta voltou do Campeonato Brasileiro Sub-16 de Atletismo com duas “douradinhas”: uma nos 75 metros e outra nos 250 metros. O jovem tem como técnico Domingos Carvalho, também bolsista do Governo do Estado. “O treinamento do Gabriel focado nos JEB’s se sobressaiu aos demais, o nível foi muito forte. É um trabalho bem feito, que vem gerando resultados. O atletismo de Ponta Porã e de Mato Grosso do Sul está de parabéns, crescendo cada dia mais”, destacou o treinador.

Ainda no atletismo, Alexssander Ribeiro encerrou a disputa no salto em distância em quinto lugar (5,77m), entre 44 competidores. No lançamento do disco, o atleta indígena Iarlei Domingues, de Amambai, foi sétimo (37,84m). No karatê, Maria Luiza Santos Lopes deu orgulho e alcançou o quarto lugar no estilo kata.

MS tem dia ‘recheado’ de medalhas e vai ao pódio cinco vezes nos Jogos Escolares Brasileiros

As demais medalhas faturadas por Mato Grosso do Sul neste domingo (31) foram de bronze. No wrestling, Luan Alves Cabral foi o terceiro melhor na categoria até 57 quilogramas (kg), no estilo greco-romano. A modalidade, também conhecida como luta olímpica, já fechou as disputas. O estado ainda foi representado por José Luiz Prado e Aryadina Wizenfad.

No tênis de mesa, a condecoração bronzeada veio na disputa feminina por equipe. Daniela Chaim e Maria Eduarda da Silva, orientadas pelo técnico Ricardo Luis Chaim, colocaram Mato Grosso do Sul no pódio, ficando atrás apenas de duplas de Santa Catarina e Paraná. Já o taekwondo foi responsável pelos outros dois bronzes. Colocaram medalha no peito Beatriz Nunes (até 51 kg) e Nicolly Sena (até 59 kg), sob comando técnico de Roberto Elias da Silva e Sonia Carvalho.

MS tem dia ‘recheado’ de medalhas e vai ao pódio cinco vezes nos Jogos Escolares Brasileiros

Mais destaques

Com apenas 12 anos de idade, Isaac Luvizetto carregou o nome do estado em grande estilo na ginástica artística. Ele foi o único representante na modalidade, que teve apresentações nos dois primeiros dias do evento. O campo-grandense chegou à final no aparelho mesa de salto, terminando na sexta posição. “Deu um pouco de nervoso, porque foi a segunda vez que viajei. Foi uma experiência incrível, espero estar mais acostumado nos próximos anos”, destacou o ginasta.

“O Isaac completou 12 anos recentemente e está vindo de séries com nível de dificuldade menor em comparação aos meninos mais velhos, porém cumpriu com o esperado. Todas as séries que treinamos, ele executou muito bem, mantendo a calma, a concentração, sabendo como esse evento é grande, principalmente em relação ao nível técnico. Ele conseguiu se controlar e demonstrou que futuramente pode colher bons frutos para nosso estado”, enfatizou o técnico de Isaac, João Gabriel França.

MS tem dia ‘recheado’ de medalhas e vai ao pódio cinco vezes nos Jogos Escolares Brasileiros

Sofia Ribeiro Bacciotti deu tudo de si nos JEB’s, sua primeira competição a nível nacional na ginástica artística. A atleta de 12 anos foi uma das três integrantes da modalidade na equipe sul-mato-grossense e confessou que se sentiu honrada com a oportunidade de estar na capital fluminense.

“É a primeira vez que viajo sozinha para competir sem meus pais”, explicou a estudante do Colégio Salesiano Dom Bosco, de Campo Grande. “Esse é apenas meu segundo campeonato. Essa foi a primeira vez que viajei com minhas amigas e que pude conviver mais com elas”, completou.

Os JEB’s são organizados pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE). A delegação de Mato Grosso do Sul é coordenada pelo Governo do Estado, por intermédio da Fundesporte, e conta com apoio do Centro de Referência Esportiva de Três Lagoas (CRE-TL).

Lucas Castro – Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte)

Fotos: Paulo Palhares/CRE Três Lagoas

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.