02/02/2012 08h28 – Atualizado em 02/02/2012 08h28

Mulheres que amamentam precisa de cuidados

Durante o período de uma gravidez saudável, a mulher costuma engordar em média 12 quilos, que são perdidos naturalmente graças à amamentação

Cassilândia News

Durante o período de uma gravidez saudável, a mulher costuma engordar em média 12 quilos, que são perdidos naturalmente graças à amamentação. Mas, algumas mamães ficam com pressa para voltar logo a ter o mesmo corpo de antes de engravidar. Para isso, elas recorrem a dietas e intensificam a malhação. O que muitas delas não sabem é que o período do pós-parto é um dos mais importantes para garantir a saúde do bebê e, por isso, precisa respeitado. A coordenadora nacional da Saúde da Mulher do Ministério da Saúde, Esther Vilela, recomenda paciência e não aconselha regimes nesse período.

“Você tem que ter paciência porque a volta do seu organismo, ela vai ser gradual, e é importante que seja gradual, não seja de repente. Então, você não vai fazer regime para emagrecer, você não vai para a academia. Você está em uma fase muito especial.”

A coordenadora da Saúde da Mulher, Esther Vilela, indica voltar para a academia só depois de três meses do parto. Ela ressalta que o exercício deve ser leve porque um esforço muito intenso pode prejudicar a amamentação.

“Quando você gasta muita energia malhando, muitas mulheres relatam que o leite diminui. A própria amamentação vai fazer você perder os quilinhos a mais, aquelas gordurinhas da cintura, porque amamentar vai te ajudar a voltar o peso.”

O Ministério da Saúde recomenda aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida da criança. Diversos estudos comprovam que o leite materno é um alimento completo que protege a criança de diversas doenças no decorrer da vida.

Comentários