24.4 C
Três Lagoas
sexta-feira, 29 de março de 2024

Mulheres de Três Lagoas recebem atenção especial nas unidades de Saúde

19/03/2018 16h34

Na EACS São Carlos, na EACS Vila Nova e na ESF Maristela, a saúde da mulher teve programação de atendimento especial no último sábado

Redação

A equipe de servidores da unidade de Estratégia de Agentes Comunitários de Saúde – EACS “Joel Nunes” (São Carlos), provisoriamente instalada no prédio da unidade de saúde do Bairro Nova Três Lagoas, dedicou a manhã de sábado (17) a variadas ações previamente programadas de atenção à saúde da mulher, no período das 7h às 11h.

A mesma atenção de ações voltadas para a saúde da mulher aconteceu na EACS Vila Nova e na unidade de Estratégia de Saúde da Família – ESF Jardim Maristela, na tarde do mesmo sábado, no período das 13h às 17h.

Nas três unidades da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas, toda a programação foi direcionada à prevenção, procedimentos e orientações sobre a saúde da mulher.

Estas ações da SMS, por meio da diretoria de Atenção Básica de Saúde, tiveram como foco a mulher, porque são alusivas ao mês de março, quando se comemora o Dia Internacional da Mulher.

Na EACS “Joel Nunes”, a equipe, coordenada por Fernando Garcia Brito, contou também com o apoio e reforço da médica e professora do curso de Medicina da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus Três Lagoas, Nayara Sibelli Fante Cassemiro, acompanhada de um grupo de estudantes do 2º ano de Medicina.

“Junto com a colaboração deles, para nós é também motivo de orgulho ajudarmos na formação de futuros profissionais da Medicina”, observou Fernando.

“Contamos também com a participação de uma equipe do Programa Municipal de IST/Aids- HV (Infecções Sexualmente Transmissíveis) para a realização de testes rápidos”, lembrou o coordenador da unidade.

Ele também informou que tem contado costumeiramente com a colaboração de equipes de estudantes dos cursos de Medicina e Enfermagem da UFMS e também do curso de Enfermagem das Faculdades Integradas de Três Lagoas – AEMS.

Entre as variadas ações, voltadas à saúde da mulher, como consultas ginecológicas, coleta de preventivo, testes rápidos de Aids e Sífilis, aferição da pressão arterial e glicemia, as mulheres tiveram a oportunidade de fazer uma avaliação da saúde bucal, sob a responsabilidade da dentista Lilian Struchel e da auxiliar de saúde bucal, Cristiane Barros.

“Hoje não realizamos tratamento, apenas avaliamos e orientamos as mulheres sobre a importância dos cuidados que devem ter com a saúde bucal”, observou a dentista Lilian.

(*) Assessoria de Comunicação

Estas ações da SMS, por meio da diretoria de Atenção Básica de Saúde (Foto/Assessoria)

Mulheres de Três Lagoas recebem atenção especial nas unidades de Saúde

Mulheres de Três Lagoas recebem atenção especial nas unidades de Saúde

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.