33.1 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Município é o primeiro do interior do MS a receber Patrulha Mirim do Trânsito

18/04/2013 14h09 – Atualizado em 18/04/2013 14h09

O programa atenderá 30 crianças e adolescentes de ambos os sexos, de 9 a 12 anos de idade

Para fazer parte do programa as crianças terão que estar matriculadas regularmente na rede de ensino local

Ricardo Mendes

A prefeita Marcia Moura e a secretária de Assistência Social, Maria Lucia Firmino, lançaram na manhã desta quinta-feira (18), o Programa Patrulha Mirim do Trânsito, no CRASE “Coração de Mãe”.

O programa é um projeto da 2ª Companhia do 14º Batalhão da Polícia Militar Rodoviária (PMR), em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e a Fibria.

O Programa Patrulha Mirim do Trânsito tem como objetivo social o desenvolvimento de atividades pedagógicas, recreativas, culturais, auxílio tarefa, noções básicas de trânsito, com participação em blitz e campanhas educativas com crianças e adolescentes.

O programa atenderá 30 crianças e adolescentes de ambos os sexos, de 9 a 12 anos de idade, matriculados regularmente na rede de ensino local.

As atividades têm como base as Teorias das Inteligências Múltiplas, desenvolvidas de segunda a sexta-feira no período matutino.

A abertura da solenidade contou com apresentação do Grupo de Palhetas com execução do Hino Nacional e do Coral Patrulha, com as execuções do Hino de Mato Grosso do Sul e o Hino de Três Lagoas.

Em sua fala, a secretária Maria Lucia Firmino agradeceu a todos os parceiros e colaboradores dos programas sociais desenvolvidos no Município e destacou a alegria de lançar um novo programa social voltado às orientações de trânsito. “Iniciamos as negociações no ano passado e sonhamos muito com esse dia. Assim como nos programas Pelotão Mirim, que foi o pioneiro, o Patrulha Florestinha e o Bombeiros do Amanhã, as nossas crianças do Patrulha Mirim do Trânsito também serão exemplos de cidadania e referência para nós adultos, para que possamos mudar nosso comportamento no trânsito”, ressaltou Maria Lucia.

Já o comandante do 14º Batalhão da Polícia Militar Rodoviária, tenente coronel Jonildo Theodoro de Oliveira, destacou que Três Lagoas é o primeiro município do interior do Estado a implantar o programa. “Esse é um sonho antigo e que foi sendo construído com apoio de parceiros para que fosse edificado com base sólida, nos pilares da disciplina e valores de patriotismo. Que cada um de vocês possa sentir parte desse projeto”, pontou.

O major James Magno Moraes Silveira, comandante da unidade local da PMR, falou da importância da formação de crianças e adolescentes uma vez que nos últimos anos houve um crescimento da cidade e da frota de veículos que circulam no município. “Notamos que essa é uma questão cultural e aliados à Secretaria de Assistência Social e demais parceiros conseguimos profissionais e material para a execução do programa em Três Lagoas. Nossa intenção é estender o projeto para que possamos atingir mais famílias e que o trânsito possa ficar um pouco melhor”, explicou James Magno.

Representando a Câmara de Vereadores, Nuna Viana (PMDB) falou sobre o trabalho social realizado em Três Lagoas pelo Executivo municipal. “É um trabalho brilhante e neste caso, participamos da discussão sobre a implantação desse projeto desde o início e hoje ele é realidade”, disse Nuna.

A prefeita Marcia Moura também citou o desenvolvimento de Três Lagoas nos últimos anos e o crescimento de veículos que trafegam na cidade. “Em 2005 tínhamos 25 mil veículos circulando em nossa cidade, hoje esse número se aproxima de 70 mil, portanto, esse projeto vem ao encontro de nosso zelo a cidadania de nossa população, sendo que nossa maior obra é social, ou seja, a formação de nossas crianças”,destacou.

Participaram da solenidade o vice-prefeito, Luiz Akira; a analista de Meio Ambiente da Fibria, Lilian Carvalho; a gerente do Imasul em Três Lagoas, Délia Villamayor Javorka; o comandante do 2ºBPM, tenente coronel Wilson Sérgio Monari; os vereadores Adão da Apae (PMDB); Marcus Bazé (DEM); Nilo Candido (PDT); Gil do Jupiá (PSB); o comandante da 2ª Companhia de Infantaria do Exército Brasileiro, capitão Guilherme Naves Pinheiro; os secretários municipais Gilmar Meneguzzo; Paulo da Paz; Milton Silveira; Luciano Dutra; Janaína Lunardi; a coordenadora do CRASE “Coração de Mãe”, Nilce Figueiredo; a coordenadora Pedagógica do ProgramaPatrula Mirim do Trânsito, Maria Aparecida Ribeiro Deguti Vieira; coordenadores dos programas sociais e dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), diretores e servidores municipais.

FINALIDADES DO PROGRAMA PATRULHA MIRIM DO TRÂNSITO

  • Oportunizar a criança e ao adolescente o desenvolvimento de suas potencialidades, através de atividades recreativas, culturais, pedagógicas, esportivas e profissionalizantes, que contribuam para o desenvolvimento de sua cidadania;

  • Forjar através do ensinamento, de uso e costume, a concepção de valores morais, promovendo a desenvoltura da personalidade e da educação na criança e adolescentes, numa integração escola-comunidade.;

  • Viabilizar as crianças e aos adolescentes, a reintegração ao convívio escolar, acompanhamento e encaminhando as crianças e os adolescentes que se encontram excluídos das salas de aulas;

  • Reforçar a aprendizagem escolar, visando a redução de evasão escolar e promoção do aluno no final do ano letivo;

  • Possibilitar às crianças e os adolescentes, o conhecimento das regras básicas de civismo e respeito ao trânsito, participando de campanhas, semanas comemorativas, enquanto agentes sociais de mudança e portadores do direito à vida com qualidade;

  • Colaborar com as autoridades estaduais e municipais na educação do trânsito, conscientizando as pessoas quanto à importância do respeito às normas e regras de trânsito;

  • Propiciar o intercâmbio de experiência com a comunidade, visando ao enriquecimento coletivo.

EQUIPE PEDAGÓGICA

Coordenadora: Nilce Figueiredo;

Coordenadora Pedagógica: Maria Aparecida Ribeiro Deguti Vieira;

Professor de Cidadania: Sargento Sérgio Lopes Santana;

Professora de Complemento Educacional: Ivânia Cristina Pires Hecht;

Professor de Futsal: Bruno Wilton de Araújo Diniz;

Professor de Teatro: Jair Aparecido Melo;

Professor de Teclado: Marcos Leandro dos Santos;

Professor de Violão: Manoel Francisco Xavier da Silva Filho;

Professor de Informática: Pedro Henrique de Almeida Molina;

Professora de Voleibol: Vanessa da Silva Betti;

Professor de Trabalho com Argila: Fábio Cisnero Corvelone;

Professora de Flauta: Raquel Cristina de Souza;

Professor de Judô: Artur dos Santos Batista;

Professor de Capoeira: André Luiz Feitosa

A solenidade de abertura do projeto contou com a presença da prefeita Marcia Moura e autoridades locais (Foto: Assessoria de Comunicação)

O programa atenderá 30 crianças e adolescentes de ambos os sexos, de 9 a 12 anos de idade (Foto: Assessoria de Comunicação)

Prefeita Márcia Moura ao lado de uma das crianças quem fazer parte do Programa Patrulha Mirim do Trânsito (Foto: assessoria de Comunicação)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.