20.5 C
Três Lagoas
sexta-feira, 29 de março de 2024

Museu Helena Meirelles lança Programa Educativo “Vamos ao Museu”

De acordo com o Plano Anual de Ações, o museu possui um conjunto de programas e atividades a serem dirigidas aos públicos de diversas idades

O Museu Municipal “Helena Meirelles” deu início na terça-feira, dia 12 de abril, ao Projeto Educativo “Vamos ao Museu”. Por ser um dos elementos do Plano Museológico, o Projeto Educativo está conectado à missão do museu e obedece ao Estatuto dos Museus (art. 44 ao 47) e demais documentos normativos que regem a instituição.

A abertura da atividade contou com a participação de 22 estudantes do 5º ano “C” da Escola Municipal “Marechal Rondon” acompanhados pelas professoras Aparecida Modesto, Julia Aparecida Ribeiro, Ivania Scaliante, Sandra Gisfredo e Marlene P. Oliveira.

Com os olhinhos ávidos de descobertas, os estudantes conheceram os acervos das exposições temporárias e permanentes do museu; participaram de oficinas e confeccionaram cartazes e desenhos extraindo da proposta didática orientada em sala de aula.

“Por meio de ações educativas, os projetos obedecem aos pressupostos teóricos e metodológicos da arte-educação, e considerando as diferentes linguagens utilizadas pelo ser humano para expressar ideias, sentimentos e pensamentos.

As ações se articulam com a realidade do público usuário através de conexões entre história, patrimônio, memória, identidade cultural, cidadania e auteridade”, destaca a Arte-educadora, professora Maria José Garcia Damirco.

A programação do Museu Municipal “Helena Meirelles” neste mês de abril conta com a exposição temporária “Performances Kaiowá”, cujo objetivo visa conhecer alguns elementos da cultura indígena da etnia guarani kaiowá através de sua arte, seu grafismo, artefatos e adereços que estão presentes em suas expressões culturais, primando pela valorização e pelo fortalecimento cultural dos povos originários.

De acordo com o Plano Anual de Ações, o museu possui um conjunto de programas e atividades a serem dirigidas aos públicos de diversas idades.

Conforme ressalta a professora e historiadora Regina Maria Freire Oliveira, “a atividade didática não se limita apenas no momento da visita, mas pode ser colocada no interior da sala de aula como recurso didático, também para o ensino de história, ressaltando que a experiência vivida no museu pode ser registrada através de várias atividades como textos coletivos, debates, dramatizações, pesquisas, oficinas, projetos, etc”, disse a historiadora.

Nesta primeira etapa dos trabalhos, o museu estará contemplando estudantes do ensino fundamental das redes de ensino. As atividades educativas acontecerão às terças e quintas-feiras, no horário das 9 às 11 horas; e das 14 às 16 horas (horário de Brasília).

As visitas poderão ser agendadas presencialmente no Museu Municipal “Helena Meirelles” e seguirão até o final do primeiro bimestre do ano escolar de 2022. É imprescindível que a visita seja agendada com antecedência e é importante chegar na hora marcada e cumprir o propósito assumido sem prejudicar a próxima escola agendada.

Para o secretário municipal de Esportes, Lazer, Cultura e Turismo, João Carlos Kotai, “é importante incentivar os estudantes a obterem conhecimento e o projeto tem como objetivo aliar a cultura, promovendo enriquecimento cultural a partir do acervo do museu caminhando junto com a educação”.

SERVIÇO

Mais informações sobre o Projeto Educativo “Vamos ao Museu” podem ser obtidas pelo telefone (67) 9-96031765 ou diretamente na sede do Museu Municipal Helena Meirelles localizado na rua Ribas do Rio Pardo, 376, centro, próximo ao Fórum.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.