28.8 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Mutirão do Diabetes atende 128 pacientes de Bataguassu com oferta de exames em prevenção a doenças oculares

O prefeito de Bataguassu, Akira Otsubo (MDB) esteve presente na ação e agradeceu a iniciativa da Clínica Oftalmolaser, de Presidente Prudente (SP) por apoiar o município

Com objetivo de informar a população sobre as doenças visuais que atingem a maioria dos diabéticos, idosos e hipertensos, o Projeto Fundo de Olho, da Clínica Oftalmolaser promoveu ontem, dia 29 de novembro, a primeira edição do Mutirão do Diabetes em Bataguassu. A ação contou com a parceria da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde e foi realizada no Clube da Melhor Idade, das 8 às 12 horas (horário de Brasília).


De acordo com a coordenadora comercial da Clínica Oftalmolaser, Ana Lúcia Suzuki, a iniciativa ofereceu 128 exames para pacientes que fazem parte do grupo de risco da doença (idosos, diabéticos e hipertensos).

Mutirão do Diabetes atende 128 pacientes de Bataguassu com oferta de exames em prevenção a doenças oculares


Ana Lúcia explica que o objetivo da ação foi prevenir as complicações associadas ao diabetes como a cegueira e promover orientação, conscientização a respeito da importância do diagnóstico precoce de doenças com vistas a melhorar a qualidade de vida das pessoas, oferecendo atendimento médico especializado gratuito.

Durante o Mutirão de Diabetes, os pacientes triados foram submetidos ao teste de glicemia capilar, aferição da pressão arterial e posteriormente realizado o exame de fundo de olho para descobrir se há degeneração na retina. Foram realizados ainda exames com o uso do aparelho Eyer, que realiza retinografia e detecta alterações de pacientes. O médico oftalmologista Dr. José Job Neto, de Presidente Prudente, realizou as triagens na ocasião.

Após os exames, os pacientes que apresentaram alteração serão encaminhados para tratamento por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Mutirão do Diabetes atende 128 pacientes de Bataguassu com oferta de exames em prevenção a doenças oculares

O prefeito de Bataguassu, Akira Otsubo (MDB) esteve presente na ação e agradeceu a iniciativa da Clínica Oftalmolaser, de Presidente Prudente (SP) por apoiar o município. “Agradeço a equipe presente nessa ação que com certeza foi de grande valia para a saúde ocular dos pacientes de nossa cidade”, destacou o prefeito.
Estiveram acompanhando a ação, a secretária municipal de Saúde, Aline Abbott; e os vereadores Nivaldo Reis (PSB) e Nivaldo Marques (PSDB).

Mutirão do Diabetes atende 128 pacientes de Bataguassu com oferta de exames em prevenção a doenças oculares


Sobre o Diabetes

Segundo a IDF (International Diabetes Federation), estima-se que metade das pessoas com diabetes desconheça a própria condição. Em países em desenvolvimento, essa estimativa chega a 80%. A cada ano, 7 milhões de pessoas desenvolvem a diabetes e 3,8 milhões morrem. É a terceira maior causa mundial de morte por doença.

O olho e o Diabetes

Mais de 2,5 milhões de pessoas no mundo estão afetadas pela retinopatia diabética, a maior causa de perda de visão de adultos. O diagnóstico precoce aumenta a chance de reverter a doença.

Fotos Assecom Prefeitura de Bataguassu

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.