26.8 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Na segunda distribuição em três dias, Saúde envia mais 6,2 milhões de doses de vacinas Covid-19 para todo o Brasil

Estados e Distrito Federal recebem as remessas até sexta-feira (3)

á são mais de 81% da população brasileira adulta com a primeira dose e a campanha de vacinação contra a Covid-19 continua em ritmo acelerado até que toda a população-alvo esteja com o ciclo vacinal completo. Na segunda distribuição em três dias, o Ministério da Saúde envia mais 6,2 milhões de doses para todo o Brasil.

Desde o último domingo (29), a pasta já enviou mais de 9,3 milhões de doses para todo o país. Nesta remessa, que começou a ser distribuída na terça-feira (31), serão enviadas 1,3 milhão de doses da Pfizer, 3,6 milhões da Coronavac/Butantan e 1,3 milhão da Astrazeneca/Fiocruz. Todos os estados e Distrito Federal recebem os lotes até esta sexta-feira (3).

Nesta pauta de distribuição, o Ministério da Saúde está ajustando os quantitativos para que os estados completem a vacinação da população com a primeira dose e também garantam o ciclo vacinal com a segunda dose, conforme a necessidade de cada um. Portanto, alguns estados receberão mais doses do Butantan para aplicação da dose 1 e outros serão contemplados com mais lotes da Astrazeneca e Pfizer para dose 2.

Para tornar a campanha de vacinação equânime em todo o país, o Ministério da Saúde segue a metodologia de distribuição considerando as pessoas, acima de 18 anos, que ainda não foram vacinadas com a primeira dose em cada Unidade Federativa. Dessa forma, o quantitativo de vacinas será ajustado a cada distribuição, para que todos os estados terminem a imunização do público-alvo em momentos semelhantes, sem prejuízos para a população.

Para dar ainda mais transparência ao processo de liberação das doses antes da distribuição, que é feito seguindo um rídigo de controle de qualidade, o Ministério da Saúde criou uma página, atualizada diariamente, para que todos possam acompanhar essas etapas. Acesse aqui.

Nesta semana, o Brasil atingiu mais uma marca histórica na campanha de vacinação, com 130 milhões de brasileiros com a primeira dose, o que representa 81% da população adulta. Até agora, mais de 62,1 milhões de brasileiros já tomaram as duas doses ou a vacina de dose única, ou seja, 38% do público alvo, acima de 18 anos.

O Ministério da Saúde já distribuiu mais de 233,2 milhões de doses e segue trabalhando para que a principal meta da pasta seja atingida na primeira quinzena de setembro: concluir o envio de vacinas para vacinar toda a população adulta com a primeira dose.

Os detalhes desta distribuição estão no 43º Informe Técnico, disponível aqui.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.