17.2 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Navio petroleiro grego é responsável pelo óleo que poluiu litoral

As investigações, realizadas em parceria com diversos órgãos e instituições nacionais e internacionais, foram centradas em três frentes

Um navio petroleiro de bandeira grega foi o responsável pelo lançamento de óleo que atingiu mais de mil localidades em 11 estados do litoral brasileiro entre agosto de 2019 e março de 2020.Navio petroleiro grego é responsável pelo óleo que poluiu litoralNavio petroleiro grego é responsável pelo óleo que poluiu litoral

Essa é a conclusão do inquérito aberto pela Polícia Federal.  As investigações foram realizadas em parceria com diversos órgãos e instituições nacionais e internacionais e buscaram determinar o tipo e a origem do material que chegou a costa, o local exato onde ocorreu o vazamento do óleo. Os investigadores também avaliaram documentos que pudessem esclarecer os fatos.

Segundo informações da Polícia Federal, a empresa dona do navio e seus responsáveis legais, o comandante e o chefe de máquinas da embarcação, foram indiciados pela prática dos crimes de poluição, descumprimento de obrigação ambiental e dano a unidades de conservação.

O valor total do dano ambiental está sendo apurado pela perícia da Policia Federal e assim que o laudo for concluído, será encaminhado para as autoridades competentes.

Mas até o momento, os custos arcados pelos poderes públicos Federal, Estadual e Municipal para a limpeza de praias e oceano foram estimados em mais de  R$ 188 milhões.

O inquérito policial segue agora para o poder Judiciário Federal do Rio Grande do Norte e Ministério Público Federal daquela região.

Por Graziele Bezerra – Repórter Rádio Nacional – Brasilia

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.