Com diversas ações para promover a saúde física e emocional de funcionários e funcionárias, companhia também buscou acolher e apoiar mães e responsáveis no processo de adaptação das rotinas diárias

Desde março do ano passado, a Suzano tem adotado uma série de ações para amenizar os impactos da pandemia de coronavírus dentro e fora das unidades. Por isso, nesse Dia das Mães, a companhia reforça os cuidados com o bem-estar e a saúde emocional de seus colaboradores e familiares, o que inclui atenção especial para mães, pais e responsáveis durante o processo de adaptação à nova rotina imposta pela pandemia e enquanto durar essa crise sanitária.

De acordo com Ângela Aparecida dos Santos, gerente de Gente e Gestão da Unidade Três lagoas da Suzano, com a suspensão das aulas presenciais em boa parte dos municípios brasileiros, muitas mães tiveram de se desdobrar para seguir com o trabalho, seja remoto ou presencial, e atender às novas necessidades de filhos e familiares, o que exigiu, por parte das empresas, também um olhar mais humanizado para seus colaboradores, colaboradoras e familiares. 

“A pandemia impôs uma nova realidade ao mundo, foram muitas as mudanças na vida dos nossos colaboradores e colaboradoras, principalmente das mães, pais e responsáveis, que tiveram que se desdobrar para seguir com suas carreiras e dar conta da nova rotina que surgiu com os filhos em casa por conta do ensino remoto e outros cuidados. Por isso, além das rigorosas medidas de biossegurança, a Suzano teve a sensibilidade de olhar também para a saúde emocional de seus colaboradores e familiares, fornecendo orientações, dicas online de atividades de lazer e apoio profissional para auxiliar todo o nosso time nesse processo”, completa Ângela.

Marcela Costa Coimbra Lopes está entre as muitas mães que tiveram de se ajustar à nova realidade. Aos 38 anos, e mãe de quatro filhos, os gêmeos Misael e Michel, de 17 anos, Nicolas (7 anos) e Nicole (2 anos), Marcela tem se desdobrado para dar conta do trabalho, da rotina dos filhos e dos próprios estudos, que também passaram a ser remotos. A motorista cursa o terceiro ano de Direito.

A motorista de hexatrem e estudante de direito Marcela Costa Coimbra Lopes, mãe de quatro. Fotos:Divulgação

“Tem sido um pouco difícil por causa das crianças menores, que não estão indo para a escola. Tenho uma babá que me ajuda. Mesmo assim, quando estou de folga, me desdobro para dar atenção às crianças e estudar, quando encontro uma folga corro para assistir minhas aulas. Estou trabalhando presencialmente, mas a Suzano realiza a higienização total do caminhão na troca de motoristas, temos álcool em gel nos caminhões e máscaras à disposição. Sempre tive apoio necessário da Suzano em casos de urgências familiares. Já precisei me ausentar, graças a Deus não era nada grave, mas tive todo apoio do meu supervisor. Essa sensibilidade é muito importante. E, em troca, nós trabalhamos igual ou mais”, ressalta.

Para Marcela, trabalhar na Suzano é um sonho realizado e motivo de orgulho para o pai, motorista de ônibus no Rio de Janeiro.  A motorista é hoje uma das três mulheres à frente do Hexatrem, maior caminhão do Brasil e um dos maiores do mundo.

Replanejamento

Assim como Marcela, Michelle Oliveira de Almeida Stricker, 39 anos, também teve de encontrar um novo caminho para conciliar atividades de rotina, cuidado com as filhas e home office em tempos de pandemia. Mãe das pequenas Mariana (9 anos) e Manuela (4 anos), a analista de Desenvolvimento Social da Suzano teve sua rotina transformada março de 2020, quando iniciou o home office. As filhas também passaram para o ensino remoto.

“Administrar o trabalho intenso, o trabalho em casa e as aulas online das meninas tem sido muito desafiador. Precisei me replanejar totalmente. A Suzano nos apoia nesse processo sendo flexível com horários de reuniões, almoço e, quando necessário, liberação de alguns dias. A empresa é muito acolhedora, sempre preocupada com nossa saúde emocional, propondo atividades para apoiar as crianças nesse momento de isolamento”, ressalta. A analista completa: “Sou muito grata à Suzano, pois nesse momento delicado estou em casa, em proteção, com saúde e junto com a minha família, que é meu bem maior”, finalizou.

Cuidados com a saúde emocional

Dentre as iniciativas da Suzano visando garantir a saúde emocional de seus colaboradores e familiares, estão: compartilhamento frequente de informações, inclusive com familiares; disponibilização de apoio psicológico virtual, canais de apoio, webinars de saúde, qualidade de vida e pesquisa termômetro de sentimentos com colaboradores e colaboradoras.

Além disso, desde o ano passado, a Suzano mantém rígidas medidas de proteção e biossegurança, que incluem: distribuição de máscaras para colaboradores em operação, distanciamento social, medição de temperatura corporal na chegada às fábricas, ampliação da frequência de limpeza e higienização de áreas comuns; aquisição de kits para teste; home office (exceto para atividades que demandam presença in loco), triagem e redução do número de passageiros nos ônibus de transporte de funcionários.

Mais informações sobre as ações da Suzano no enfrentamento ao coronavírus em suas unidades e nas comunidades onde atua podem ser acessadas na página Suzano contra a Covid-19 (https://www.suzanocontraocoronavirus.com.br/).

Comentários