13/05/2016 14h55 – Atualizado em 13/05/2016 14h55

O objetivo é qualificar o atendimento para detecção precoce de casos de câncer de mama

Assessoria

Na última quinta-feira (12), dia do profissinal de enfermagem, servidores dos municípios de Três Lagoas, Santa Rita do Pardo e Bataguassu receberam uma capacitação sobre exame clínico das mamas, ministrado pelo médico mastologista Luiz Otávio Zuca. A ação foi realizada na Clínica da Mulher.

Segundo a enfermeira e técnica da Secretaria Municipal de Saúde, Carolina Ramalho Masuko, o objetivo da capacitação é qualificar o atendimento para a detecção precoce de casos de câncer de mama que é o segundo, perdendo somente do câncer de pele, que mais acomete as mulheres. Após a aula teórica foram examinadas 10 mulheres na Clínica da Mulher.

De acordo com Carolina, atualmente em Três Lagoas, são detectados em média 4 casos novos de câncer de mama por mês.

ATENDIMENTO

O exame de mamografia deve ser feito a partir dos 35 anos de idade. O exame das mamas está disponível na Clínica da Mulher, podendo ser solicitado pelo médico de sua Unidade de Saúde mais próxima de sua residência ou pelo enfermeiro responsável. Com isso, a sua consulta é agendada na Central de Regulação e automaticamente encaminhada para a Clínica da Mulher. O tempo de espera dependerá da demanda de consulta ou procedimento.

(*) Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Três Lagoas

O objetivo é qualificar o atendimento para detecção precoce de casos de câncer de mama. (Foto: Assessoria)

Comentários