27 C
Três Lagoas
terça-feira, 16 de abril de 2024

No mês de combate ao Aedes aegypti, Saúde de Bataguassu realiza Mutirão de Limpeza no bairro J. São Francisco

A Dengue pode levar o paciente à óbito se não tratada adequadamente

O mês de novembro é conhecido como o mês de combate ao Aedes aegypti. Para reforçar os principais cuidados com foco em eliminar o mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, a Secretaria Municipal de Saúde através do setor de Vigilância em Saúde realizará na sexta-feira, dia 19 de novembro, um mutirão de limpeza atendendo o bairro Jardim São Francisco e imediações, a partir das 7h30 (horário de Brasília).


De acordo com o coordenador municipal de Endemias, Pedro Paulo Alves Costa, o objetivo da ação é recolher materiais que acumulem água e que possam se tornar possíveis criadouros do mosquito como depósitos de plástico, garrafas, pneus entre outros objetos. “O mês de novembro é um mês que se iniciam as chuvas em maior volume e, com isso, aumenta o índice de proliferação do Aedes aegypti. Por isso, além do trabalho de rotina já desenvolvido pelos Agentes de Endemias, iremos realizar o mutirão de limpeza”, comenta o coordenador.

Costa frisa que o bairro Jardim São Francisco é um dos locais com maior concentração de focos do Aedes Aegypti, conforme o Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa).

Ele lembra que além da remoção dos objetos, durante o mutirão, que contará com a atuação dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Endemias e apoio do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, os moradores receberão orientações dos profissionais a respeito dos cuidados necessários para diminuir a incidência de focos do Aedes.


PREVENÇÃO

O setor de Vigilância em Saúde orienta a população a manter os cuidados permanentemente em seus domicílios como deixar os quintais sempre limpos; verificar recipientes como garrafas, pratos de vasos de plantas e sacolas plásticas que possam acumular água; limpar calhas; tampar caixas d’agua e utilizar produtos como detergente e sabão em pó diluídos em água nos ralos internos e externos, para evitar a proliferação do vetor. É igualmente importante lavar os bebedouros dos animais com água, bucha e sabão.


SINTOMAS

A Dengue pode levar o paciente à óbito se não tratada adequadamente. Por isso, ao surgimento dos primeiros sintomas como febre, dor muscular, articular e de cabeça, ao redor dos olhos, enjoo, vômito e perda de apetite e paladar, os munícipes devem procurar a unidade de saúde mais próxima para atendimento.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.