18/03/2019 16h21

Campanha de Vacinação contra a Gripe começa no próximo dia 15 de abril em Três Lagoas

Como nos anos anteriores, Vacinação segue cronograma de atenção aos grupos prioritários de risco, estabelecido pelo Ministério da Saúde

 
Redação

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas, por meio da Coordenação do Setor de Imunização, prepara-se para a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, promovida anualmente pelo Ministério da Saúde.

Em Mato Grosso do Sul, o início oficial da referida Campanha de Vacinação está agendado para o dia 15 de abril, quando as doses da Vacina Trivalente, ou seja, que possui os dois tipos da Gripe Influenza A (H1N1 e o H3N2) e um vírus da Gripe Influenza B, estarão disponíveis nos 79 municípios do Estado.

Como nos anos anteriores, esta Campanha segue um cronograma previamente estabelecido, levando em consideração os denominados "Grupos Prioritários". Nessa prioridade, a novidade deste ano foi aumentar a idade das crianças, de 06 meses a menores de 6 anos. Anteriormente era até menores de 5 anos.

A partir do dia 15 de abril, começam a ser imunizadas contra a Gripe as pessoas pertencentes ao primeiro grupo prioritário, ou seja, as gestantes (a partir de qualquer tempo de gravidez); crianças menores de 6 anos; e as puérperas (até 45 dias após o parto). A partir do dia 22 de abril, começam a ser vacinadas as pessoas do grupo prioritário a que pertencem os idosos (acima de 60 anos); profissionais da Saúde, mediante comprovação da função); doentes crônicos, mediante receita médica; professores e professoras que trabalham em sala de aula na Educação pública e particular, também mediante apresentação de comprovação funcional, por meio de holerite ou crachá; e adolescentes e jovens, de 12 a 21 anos, em cumprimento de medidas sócio educativas em UNEI – Unidade Educacional de Internação.

DIA DE MOBILIZAÇÃO NACIONAL

O denominado "Dia D", de mobilização nacional da campanha está marcado para o primeiro sábado do mês de maio, dia 04, em todo o Brasil. Detalhes, como locais, equipes volantes e horários do "Dia D" da Campanha de Vacinação serão divulgados oportunamente.

No "Dia D", a vacina contra a Gripe Influenza estará disponível a todos os Grupos Prioritários, acima citados, ou seja, gestantes, crianças e idosos, profissionais da Saúde e da Educação e Doentes Crônicos, que não foram vacinados nas datas a eles reservadas.

Aproveitando a oportunidade do "Dia D", as equipes de vacinação da SMS de Três Lagoas, nesse dia também estarão realizando a atualização das Carteiras de Vacina de Gestantes e Crianças.

ESTIMATIVA DE DOSES DA VACINA

Para Três Lagoas, como informou a coordenadora do Setor de Imunização da SMS, enfermeira Humberta Azambuja, a estimativa é imunizar 23.391 pessoas, inseridas nos grupos prioritários de: crianças até 6 anos incompletos (7.482); trabalhadores da Saúde (3.153); professores (690); idosos (10.406); gestantes (1.426); e puérperas (234).

"A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde para Três Lagoas é vacinarmos 90% do total dessa população estimada", observou a enfermeira Humberta.

Em 2018, a SMS de Três Lagoas não atingiu a meta de vacinação contra a gripe. Do total estimado, o mesmo deste ano, (23.391), foram vacinadas 20.143 pessoas, ou seja, o equivalente a 87,11% dessa população prioritária.

As doses de vacina contra a Gripe Influenza, como informou Humberta, estarão disponíveis em todas as unidade de Atenção Básica de Saúde (Postos) e também no Setor de Imunização do Centro de Especialidades Médicas – CEM, que estará também aplicando a vacina, de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 16h30, a partir do dia 15 de abril.

Envie seu Comentário