16.7 C
Três Lagoas
sábado, 20 de abril de 2024

Chegada da AEMS antecipou e deu suporte ao desenvolvimento de Três Lagoas

28/10/2014 18h05 – Atualizado em 28/10/2014 18h05

Ao edificar estrutura de ensino acadêmico na região, com objetivo de dar suporte ao processo de crescimento do mercado no setor da Educação, nos idos de 1989, a direção da AEMS previu o momento propício ao desenvolvimento do Município, que agora se consolida ainda mais

Léo Lima e Ricardo Ojeda

Você sabe o que é Faculdades Integradas de Três Lagoas? Não? Mas, se for dito “AEMS”, você, certamente, vai saber do que se trata, não? Com certeza, trata-se de um dos pilares do ensino que se enraizou nas terras três-lagoenses há 25 anos, a partir da visão empresarial de futuro dos fundadores da Associação de Ensino e Cultura de Mato Grosso do Sul, em 27 de setembro de 1989, na avenida Ponta Porã, Distrito Industrial, em Três Lagoas.

A chegada da AEMS não foi por acaso. A região vinha recebendo caravanas de estudantes, tanto do interior de São Paulo como das cidades circunvizinhas a Três Lagoas. Faltava suporte estrutural de ensino para atender a demanda. A cidade crescia, preconizando futuro promissor que se consolidou a partir da virada do século, especialmente com o advento da industrialização.

A efetivação dos projetos se deu a partir de 1995, quando a AEMS implantou e iniciou as atividades nos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas e um ano depois o curso de Direito. Entretanto, em 1997, a mantenedora propôs (e conseguiu a aprovação) ao Conselho Nacional de Educação e ao Ministério da Educação, projeto de unificação dos cursos, criando as “Faculdades Integradas de Três Lagoas”, congregando em sua estrutura os referidos cursos.

DESENVOLVIMENTO

A região se desenvolvia aceleradamente e Três Lagoas ponteava esse crescimento, como polo regional. Com finalidade de organizar, manter e desenvolver a educação em todos os níveis, contribuir para o aprimoramento da cultura brasileira, estimular a investigação, a pesquisa e a difusão da cultura científica, humanística, técnica e artística, foi criada a AEMS, que objetiva ainda a promoção de cursos, palestras, congressos, seminários, simpósios e conferências.

Do início até o momento, o crescimento da AEMS se deu em paralelo com o desenvolvimento de Três Lagoas, e hoje, passados quase 20 anos do começo das cinco primeiras faculdades (1995), são 40 cursos de graduação, mais 40 de pós-graduação (em 11 áreas) e ainda 11 cursos técnicos (Pronatec). Acesse: clique no link. Além disso, oferece também cursos de extensão gratuitos, abertos aos alunos e comunidade.

As atividades das faculdades são desenvolvidas em três endereços: Área 1- avenida Ponta Porã, 2750, Distrito Industrial; Área 2 – avenida Youssef Ahmad El Jarouche, s/n, também no Distrito Industrial; e Área 3 – rua Zuleide Perez Tabox, 973, centro de Três Lagoas.

ÁREA CONSTRUÍDA

De acordo com o secretário geral da AEMS, José Luis Conçalves, no início a área onde funcionavam as faculdades totalizava 500 metros quadrados; hoje, são 30 mil metros quadrados, contando também com áreas de piscina, complexo esportivo e laboratórios.

Segundo Gonçalves, são 220 professores que atendem cerca de 4 mil alunos (500 pelo Pronatec). Um dos cursos mais concorridos é o de Engenharia Civil, “onde são aproximadamente 1.500 candidatos para 80 vagas”.

“Temos também alunos de várias partes do Bolsão e do interior paulista, como Dracena, Tupi Paulista, Castilho, Andradina, Itapura, Ilha Solteira, Pereira Barreto, Guaraçai, Mirandópolis, Valparaíso, entre outras cidades”, contabiliza José Luis.

CONHEÇA UM POUCO DA ESTRUTURA NA AEMS NO VÍDEO ABAIXO

MAIS ESTRUTURA

O acervo da biblioteca ultrapassa a quantia de 60.000 exemplares e está à disposição dos alunos em uma sala de mais de mil metros quadrados, com ar-condicionado, e estrutura de acesso à internet. O acesso ao acervo também pode ser feito mediante pesquisa on-line e as instalações acomodam com conforto mais de cento e cinquenta alunos em gabinetes, mesas e espaços individuais de estudos. As Clínicas de Nutrição, Psicologia e de Fisioterapia prestam serviços à comunidade carente e aos funcionários, alunos e professores da IES, mediante serviços prestados por profissionais experientes e altamente qualificados.

No conjunto arquitetônico situado na sede destacam-se o anfiteatro com capacidade para quatrocentas pessoas, dotado de ar refrigerado, equipamentos de som e condições de segurança, o auditório com capacidade para cento e vinte pessoas, cinco laboratórios de informática, com equipamentos e softwares licenciados, laboratórios próprios para a área de saúde, como de Anatomia, Primeiros Socorros e Enfermagem, Análise Clínica, Microbiologia, Química e Bioquímica, Física, Biologia, Cinesiologia, de Técnicas Dietéticas e mini-cozinhas, secretaria acadêmica, salas de coordenações e de reuniões, sala e gabinete de trabalho de professores, salas multimídia, centro de processamento de dados, sala de júri, Núcleo de Prática Jurídica, brinquedoteca e áreas de convivência.

ÁREAS ATRATIVAS

Não somente os cursos de graduação são os chamativos da AEMS. Os cursos técnicos têm atraído considerável volume de alunos, face a necessidade do momento na região e no país de mão de obra especializada, principalmente nas áreas teconológicas como Técnico em Papel e Celulose, Técnico em Produtos Químicos e Técnico de Alimentos. “A Mabel, no começo, foi a que mais contratou alunos nossos, formados na área de alimentos”, lembra Gonçalves.

“Atendemos também os programas de financiamento ao ensino como o Fies, ProUni, Vale Universidade e Pronatec, o Fies e o Bolsa Universitária”, adianta o secretário da AEMS, concluindo que “Três Lagoas é sem dúvida um polo universitário”.


Do início até o momento, o crescimento da AEMS se deu em paralelo com o desenvolvimento de Três Lagoas, e hoje, passados quase 20 anos do começo das cinco primeiras faculdades (1995), são 40 cursos de graduação, mais 40 de pós-graduação (Fotos: Acervo AEMS)

O secretário geral da AEMS, José Luis Conçalves, esteve no Perfil News e contou que no início a área onde funcionavam as faculdades totalizava 500 metros quadrados; hoje, são 30 mil metros quadrados (Foto: Thairine Rodrigues)

Os cursos técnicos têm atraído considerável volume de alunos, face a necessidade do momento na região e no país de mão de obra especializada

O Curso de Fisioterapia da AEMS é possibilita aos alunos conhecimentos técnicos e científicos proporcionando desenvolvimento pessoal e profissional

Os alunos são de várias partes do Bolsão e do interior paulista, como Dracena, Tupi Paulista, Castilho, Andradina, Itapura, Ilha Solteira, Pereira Barreto, Guaraçai, Mirandópolis, Valparaíso, entre outras cidades

O acervo da biblioteca ultrapassa a quantia de 60.000 exemplares e está à disposição dos alunos em uma sala de mais de mil metros quadrados, com ar-condicionado, e estrutura de acesso à internet

As Clínicas de Nutrição, Psicologia e de Fisioterapia prestam serviços à comunidade carente e aos funcionários


Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.