19.4 C
Três Lagoas
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Estado amplia em 50% a participação de micro e pequenas empresas em licitações

25/10/2018 15h43

Em 2014 as micro e pequenas empresas representavam apenas 23% dos participantes do processo licitatório do Estado

Redação

O Governo do Estado lançou hoje, 25, o Plano Estadual de Compras Governamentais (Comprasgov) para 2019. A divulgação antecipada dos itens acontece desde 2015, com o objetivo de fomentar a economia regional, incentivando a participação dos micros e pequenos empresários de Mato Groso do Sul nos processos licitatórios da administração estadual. Em 2018, a iniciativa resultou em crescimento de cerca de 50% de participação desse setor.

“Aumentamos em cerca de 50% a participação de micro e pequenas empresas e mais da metade são de empresários locais. Ou seja, estamos fomentando a economia local, dando oportunidade ao empresário”, destaca o secretário de Administração e Desburocratização (SAD), Édio Viegas. Ele lembra que em 2014 as micro e pequenas empresas representavam apenas 23% dos participantes do processo licitatório.

O superintendente do Sebrae, Cláudio Mendonça, explica que a divulgação antecipada da quantidade de produtos e serviços que o Governo pretende adquirir no próximo ano permite que o pequeno empresário possa se planejar para participar da licitação. “Antes esse empresário não conseguia participar de um processo de licitação desse porte. Ele não tem estoque de mercadorias como uma grande empresa e acabava não participando”, diz.

O presidente da Associação das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Amems), Delmar Ribeiro, diz que essa era uma antiga reivindicação do setor. “Foi fundamental para nós. É a possibilidade do pequeno empresário planejar, programar as suas vendas”, lembrou.

Mendonça ainda destaca que a mudança no sistema do Comprasgov, informatizando o processo, deu mais transparência e agilidade. “Hoje o empresário tem tudo disponível, com transparência, no site”, pontuou. Para 2019, o Comprasgov prevê a aquisição de 72 milhões de unidades de itens, com orçamento previsto de R$ 2 bilhões.

O Superintendente do Sebrae, Cláudio Mendonça, afirmou que a divulgação antecipada da quantidade de produtos e serviços que o Governo pretende adquirir no próximo ano permite que o pequeno empresário possa se planejar para participar da licitação. Foto: Divulgação

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.