27.9 C
Três Lagoas
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Festival do Chamamé começa nesta 4ª feira na Capital

18/09/2018 13h59

Evento terá transmissão da TVE Cultura e Educativa 104.7 FM e teve atrações transferidas para a Praça do Rádio Clube, mas mantém programação diversa até domingo (23); Portal da Educativa também vai divulgar flashes do festival

Gisele Berto

Tem início nesta quarta-feira (19) o 2º Festival Cultural do Chamamé de Mato Grosso do Sul, que promete trazer a Campo Grande músicos e estudiosos do estilo da Argentina, Brasil e Paraguai. As atividades serão realizadas na praça do Rádio Clube, no Centro da Capital, com entrada gratuita. O Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo e a OAB-MS (Ordem dos Advogados do Brasil/Seccional de Mato Grosso do Sul) também cedem espaços para a o festival, que terá parte de sua programação transmitida pela TVE Cultura, Educativa 104.7 FM e o Portal da Educativa.

“O papel das emissoras públicas é de dar visibilidade à gente, à história e à cultura do povo no qual estão inseridas. E Mato Grosso do Sul possui uma relação muito íntima com o chamamé, graças às origens de seu povo. Usar a TVE Cultura, a Educativa 104.7 FM e o Portal da Educativa para levar essa manifestação cultural a outros cantos do Estado, do Brasil e do mundo é uma satisfação imensa”, afirmou o diretor-presidente da Fertel (Fundação Luiz Chagas de Rádio e TV Educativa de Mato Grosso do Sul), Bosco Martins.

Detalhes sobre a transmissão do festival foram finalizados na manhã desta terça-feira (18), em reunião da produção da TVE Cultura com representantes da Fundação de Cultura do Estado. Além de reportagens especiais, a programação terá parte dos shows transmitidas ao vivo na programação da TVE Cultura e pelo programa Hora do Chamamé, apresentado por Orivaldo Mengual na Educativa 104.7 FM. O Portal da Educativa, que serve de plataforma online para as duas emissoras, também transmitirá conteúdo por meio da fan page na rede social Facebook.

O evento é organizado pelo Instituto Cultural Chamamé MS. Inicialmente, o festival teria suas atividades conduzidas no Parque das Nações Indígenas, porém, foi transferido para a Praça do Rádio, o que permitirá acesso mais fácil à população à programação do evento

A abertura do Festival Cultural do Chamamé acontece nesta quarta, Dia Estadual do Chamamé, no auditório da OAB-MS, na avenida Mato Grosso, 4.682, a partir das 13h30. A Embajada de Villa Guilhermina (da província de Santa Fé, na Argentina) participa da solenidade, que terá ainda a Pareja Campeona del Chamamé 2017 e Rosana Cortez y Sebastian Vera Coronel.

Durante o evento de abertura, ainda será apesentado o quadro argumental “Villa Guilhermina, historia, presente y futuro”, o livro “Ricardo Visconti Vallejos, la leyenda de A Villa Guillermina”, de Gustavo Toranzo, e apresentada a obra literária de Roberto Villalba, presidente do Centro Cultural Siete Corrientes, da Argentina.

Já a programação na Praça do Rádio começa às 16h, com uma feira gastronômica. Uma hora depois, acontece a abertura do evento com transmissão pelo programa A Hora do Chamamé. A TVE Cultura inicia as transmissões ao vivo a partir das 21h15, depois do Jornal da Cultura.

Na quinta-feira (20), a programação será transmitida pela TV a partir das 17h, com apresentações da Villa Guillermina. Na sexta (21), às 8h30, acontece no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo o Seminário Internacional do Chamamé.

No mesmo local, a partir das 17h, o programa A Hora do Chamamé abre a Noite de Gala, com lançamento do livro “Zé Corrêa, o Rei do Chamamé – Precursor do Chamamé MS”, de Márcio Guimarães Barbosa, bem como um tributo a Zé Corrêa –a TVE Cultura transmite do local a partir das 21h30.

Durante o sábado (22), todas as atividades do Festival do Chamamé serão realizadas na Praça do Rádio, das 8h às 22h30. A TVE Cultura transmite ao vivo apresentações do local das 9h30 às 11h30.

A Feira Gastronômica da Fronteira abre às 8h de domingo (23) o último dia do evento, que no mesmo horário realiza o Concurso de Dança coordenado pela Fundação do Esporte de Mato Grosso do Sul. A programação no local será transmitida na TVE Cultura a partir das 15h50. Já os últimos momentos do festival estarão disponíveis no Facebook do Portal da Educativa.

Mais detalhes sobre o festival podem ser encontrados na página http://www.chamamems.com.br.

Festival do Chamamé começa nesta 4ª feira na Capital

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.