25.7 C
Três Lagoas
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Imbróglio político ameaça tirar Maria Fumaça histórica do pátio da NOB

23/08/2018 15h48

Queda de braço tem Três Lagoas, Campo Grande e DNIT como protagonistas

Gisele Berto

Ela está lá, quietinha, há pelo menos 30 anos. E agora, sua posse se transformou em uma batalha política que envolve Três Lagoas, Campo Grande e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes.

O novo objeto de desejo de todos é uma velha Maria Fumaça, historicamente ligada a Três Lagoas, que está estacionada no pátio da NOB.

A história começa três anos atrás, quando o DNIT encaminhou ao gabinete da então prefeita Marcia Moura uma relação de propriedades do Departamento que, consideradas históricas, poderiam ser requisitadas para fazer parte do acervo municipal.
“Só que, nesse documento, não constava essa Maria Fumaça, mesmo porque ninguém sabia que ela existia. Ela estava no meio do mato e nem o DNIT a relacionou, porque não sabia que ela estava lá. Só depois que a atual gestão limpou a área a locomotiva foi encontrada. E, mesmo assim, ela não constava na listagem do DNIT para podermos requisitar a propriedade dela”, afirmou o Diretor de Cultura de Três Lagoas, Rodrigo Fernandes.

O prefeito Angelo Guerreiro admite a falha da administração em não insistir no registro dessa locomotiva. “Ela não estava na listagem, mas devíamos ter ido atrás”, disse.
E foi o próprio prefeito que soube, sem querer, que a locomotiva seria embarcada hoje.

“Eu sempre saio para andar pela cidade de manhã e ver como estão as coisas. Fui ao pátio para ver se havia terminado a limpeza da área, devido à Festa do Folclore, e vi o pessoal do DNIT lá. Aí resolvi ver o que era e me surpreenderam dizendo que levariam a Maria Fumaça embora. E eu disse que não iam carregar”, disse o prefeito.

O prefeito soube que ela teria sido requisitada por Campo Grande para composição do patrimônio da cidade. Inclusive a capital já teria feito fizeram a rampa, a guarita, a cabine e o trolley para receber a Maria Fumaça.

E hoje, sem comunicado prévio, o DNIT encaminhou caminhões-guindaste ao pátio da NOB para a retirada da máquina.

Começou, então, a queda de braço política. Na hora o prefeito ligou para o assessor de gabinete do ministro Carlos Marun que, imediatamente, pediu para que o engenheiro responsável pelo DNIT na cidade, Milton Marinho, para que a máquina não fosse embarcada e que esperasse o Ministro Marun se inteirar do assunto.

LANCE DE SORTE

Uma sequência de episódios aleatórios ajudou Três Lagoas neste embate. Primeiro, o fato do prefeito ter passado no local, sem querer, e ter impedido o embarque da máquina. Além disso, hoje haverá a assinatura do contrato de obras da BR-262 e, por isso, diversas autoridades de alto escalão estão na cidade – do DNIT e do Governo Federal, incluindo o ministro Marun. “Com certeza vamos falar com eles para intercederem e esperamos, com isso, manter a locomotiva aqui”, afirmou o Prefeito.
A queda de braço política entre Três Lagoas, Campo Grande e DNIT apenas começou. Acompanharemos as cenas dos próximos capítulos.

Maria Fumaça era a atração na noite do folclore de Três Lagoas (Foto/Perfil News)

Promotor Antonio Carlos em conversa com o engenheiro responsável pelo DNIT na cidade, Milton Marinho (Foto/Perfil News)

O guindaste do DNIT já estava pronto para realizar a retirada da Maria Fumaça  (Foto/Perfil News)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.