27.9 C
Três Lagoas
quinta-feira, 28 de março de 2024

Importantes temas de conservação

18/07/2018 11h02

Analise

De um modo geral, a conservação é importante um pouco em tudo o que fazemos e é feito para que a vida e os recursos se mantenham sustentáveis e co-habitando sempre que possível e durante quanto tempo for possível.

Quando falamos em termos de conservação, muito provavelmente, os temas que necessitam de mais atenção à sua sustentabilidade e que enfrentam sérios riscos são as fontes de energia e a vida selvagem que acabam sofrendo o impacto de todas as ações feitas pelo Homem em seu habitat natural.
Em relação às fontes de energias limpas e renováveis existem grandes esforços e companhias investindo em torres eólicas (aproveitar o vento para criar energia), barragens (aproveitar a força da água) e ainda o aproveitamento da força das águas e das marés, painéis solares e até o aproveitamento da energia do movimento, em geral, entre muitas outras.

Os avanços são incríveis e existem inclusive alguns países onde as academias e algumas estradas aproveitam a força do impacto e da passagem dos seus transeuntes para criarem energia com atividades rotineiras. Inclusive algumas em algumas estradas foram criados pisos especiais para transformar a velocidade e o impacto dos veículos em energia e iluminar a própria estrada sem recurso a outro tipo de energias. Essas são algumas das medidas mais conhecidas e que nos abrem uma boa perspetiva de futuro se pensarmos que isso possa ser recriado a uma escala global a fim de minimizar o impacto que o ser humano tem no planeta e conseguir conservá-lo um pouco mais e melhor. Ainda assim, apesar de todos os esforços e investimentos essa é apenas uma pequena percentagem do uso de energia e muito tem ainda de ser feito para mudar especialmente mentalidades que mesmo que o investimento possa ser um pouco mais elevado e a obtenção de energia um processo um pouco mais lento que as vantagens compensam. No entanto, o incrível é que o oposto acaba por ser a realidade (mais barata e melhor) mas mesmo assim ainda encontra muita resistência por parte de grandes indústrias com grandes investimentos implementados.

Com essa procura incessante do ser humano por fontes de energia e tentar explorar quase ao máximo as energias que usam como o carvão ou o petróleo muitos habitats naturais foram completamente destruídos ou alterados de forma tão profunda que a vida selvagem não conseguiu se adaptar. A triste verdade é que nos últimos 50 anos foram consideradas extintas mais espécies do que grandes eventos catastróficos como o que levou à extinção dos dinossauros e isso revela bem o impacto negativo que o ser humano tem junto da vida selvagem. Além da procura de energias e destruição de habitats, os seres humanos ainda caçam animais não só por sobrevivência mas também por diversão e porque gostam de decorar alguns espaços com items de alguns animais e, em certos mercados, determinados items animais valem muito dinheiro para serem negociados. É o caso dos chifres dos rinocerontes que valem pequenas fortunas em certos mercados. É verdade que existem já várias leis que protegem a vida animal e impedem o comércio dos mesmos mas ainda assim o tráfico é uma realidade muito presente e que tem impactos reais. No caso dos rinocerontes, o último macho de rinoceronte branco morreu há pouco tempo e isso é bem elucidadito que mais necessita de ser feito.

Ainda assim apesar de ser crime em praticamente todo o mundo, essa prática ainda é permitida na África do Sul e isso é algo que não deveria acontecer a fim de prevenir e manter sustentável a população de determinadas espécies em risco como os rinocerontes. A lei aqui é única maneira de controlar ao máximo esse tipo de práticas e depois existem cada vez mais a criação e manutenção de reservas naturais em que nem uma pedra pode ser levada ou mexida mas ainda muito trabalho necessita de ser feito e, mais uma vez, necessita de haver uma mudança de mentalidades para determinar que uma parte de um animal selvagem é tão bonita numa parede ou tão valiosa como partes do corpo humano mas isso ainda não é uma realidade.

No entanto, existe esperança para o futuro uma vez que existe uma noção de proximidade cada vez maior e que leis e pressões um pouco por todo o planeta são feitas para minimizar esses impactos e a consciencialização é feita cada vez mais desde crianças para que as pessoas saibam o que deve ou não ser feito. Investimentos são feitos um pouco por todas as áreas e a quantidade de energias limpas, bem como, tecnologias e todo o tipo de materiais são fabricados cada vez mais de acordo com normas e boas práticas de sustentabilidade.

Importantes temas de conservação

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.