21.8 C
Três Lagoas
terça-feira, 23 de abril de 2024

Jacarés serão retirados da Lagoa Maior nesta semana

16/10/2018 09h53

Neste primeiro momento serão removidos os animais de grande e médio porte; répteis serão encaminhados à reserva de Cisalpina

Gisele Berto

Após muita polêmica, os jacarés da Lagoa Maior começarão a ser retirados do local nesta semana.

A remoção será feira pela Prefeitura em parceria com a Embrapa Pantanal.

A retirada, que dividiu opiniões, já havia sido anunciada anteriormente. Uma ação chegou a ser movida pelo Ministério Público, solicitando providência à Administração Municipal e ao Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (IBAMA), devido aos riscos que os répteis apresentariam aos frequentadores do local.

O IBAMA emitiu a autorização no dia 31 de agosto, após analisar o pedido da Prefeitura e o processo que envolve o trabalho de remoção. Os jacarés serão levados para a reserva de Cisalpina, em Brasilândia, local que recebeu três animais da espécie ano passado.

Toniel Fernandes, secretário de Meio Ambiente de Três Lagoas, diz que os profissionais da Embrapa, chegam ao Município na noite de hoje (16) para iniciar o trabalho. “Eles vão, de antemão, conhecer os pontos da Lagoa Maior onde os jacarés costumam ficar, para avaliar qual melhor horário de captura e embarque ao local de destino. Acredito que os animais de porte grande e médio sejam removidos nos próximos dias”, disse.

O Ministério Público tomou a decisão de exigir a remoção dos répteis após vários ataques a animais domésticos de porte menor e, por causa da irresponsabilidade de muitos frequentadores que se aproximam para tirar fotos e provocar os animais. Essas atitudes poderiam influenciar crianças a repeti-las, sem terem noção do risco de ataque que estariam sofrendo.

Animais serão retirados após ataques a animais domésticos de porte menor e devido à irresponsabilidade de frequentadores que se aproximam para tirar fotos e provocar os animais. Foto: Reprodução Facebook.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.