21.9 C
Três Lagoas
quinta-feira, 28 de março de 2024

Mãe leva bebê ao hospital em Três Lagoas e sai sem atendimento após 2h30 de espera

20/09/2018 16h07

Caso foi no Hospital Auxiliadora; entidade alega que urgências trazidas pelo SAMU e transferências da UPA causaram demora no atendimento

Gisele Berto

O pequeno Saulo Cardoso de Souza, de seis meses, tinha febre e vômitos na noite de ontem, 19, quando a mãe, Jaqueline Cardoso, decidiu levá-lo à emergência do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora para que passasse em consulta.

No entanto, mãe e filho acabaram indo embora antes que a criança fosse atendida, apesar de estar classificado na triagem como urgência. “Meu filho estava com 38.5 de febre vomitando muito”, contou a mãe ao Perfil News.

Jaqueline afirma que chegou ao hospital às 20h35. “Demorou mais ou menos 40 minutos para ele passar pela triagem. Mediram a febre, que não baixava”. Segundo a mãe, a atendente da triagem deu a classificação de urgência e a encaminhou ao corredor para esperar o atendimento médico, onde o clínico geral estaria atendendo.

“Fiquei ali naquele corredor esperando até às 23h e nada de atendimento. Fui perguntar e me disseram que o médico plantonista estava atendendo as urgências que chegavam pelo SAMU, e que eu teria que aguardar. Perguntei para a atendente se não teria como chamar um pediatra logo que a triagem classificou meu filho com urgência e a moça me disse que não, que eu teria que passar pelo clínico e se ele visse algo chamaria o Pediatra. Ou procurar o UPA para pegar encaminhamento para o Hospital”.

Depois de quase duas horas e meia de espera, Jaqueline e o filho foram para casa, onde a mãe tentou controlar a febre do bebê com antitérmicos.

Hoje a mãe levou o pequeno Saulo a uma consulta em um médico particular. Precisou pedir para o consultório “pendurar” a conta, já que ela não contava com esse gasto. ” Eu procurei o SUS para fazer uso de uma coisa que eu pago, né. Tenho direito”.

Diagnosticado em consultório particular, Saulo teve uma inflamação de garganta e está com a febre sob controle.

A EXPLICAÇÃO DO HOSPITAL

Procurado pela reportagem do Perfil News, o Hospital Nossa Senhora Auxiliadora explicou que “houve alguns atendimentos de urgência e emergência e também demandas do Serviço de Atendimento de Urgência, SAMU, e possivelmente isso ocasionou a demora no atendimento”. De acordo com o hospital, o paciente foi chamado por volta das 23h para atendimento, mas havia ido embora.

Ainda de acordo com o N. S. Auxiliadora, essas transferências da UPA e de pacientes trazidos pelo SAMU aconteceram dentro da normalidade do plantão. No entanto, eram casos com mais urgência.

O bebê Saulo, de seis meses, ainda com a etiqueta de triagem, esperou por 2h30 para atendimento no Nossa Senhora Auxiliadora. Foto publicada com autorização da mãe.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.