33.6 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Saúde lança Novembro Azul e avalia campanha do Outubro Rosa

31/10/2017 08h31

Evento na Câmara Municipal avaliou resultados e apresentou propostas de prevenção de câncer no homem

Redação

A secretária municipal de Saúde de Três Lagoas, Angelina Zuque, acompanhada de um grupo de coordenadoras de Unidades de Atenção Básica, participou de evento no recinto do Plenário da Câmara Municipal, na noite desta segunda-feira (30).
O evento, apoiado pela Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), foi proposto pela vereadora Sirlene Pereira para avaliar resultados da Campanha Outubro Rosa e lançar a Campanha do Novembro Azul, de prevenção do câncer de próstata.

RESULTADOS

Em todas as Unidades de Atenção Básica e Clínicas Especializadas da SMS, foram realizadas ações, especificamente direcionadas à saúde da mulher, durante o mês de outubro, inseridas na Campanha Outubro Rosa.

Segundo relatou a secretária Angelina, no período do dia 1º ao dia 30, em Três Lagoas, o resultado parcial do Outubro Rosa foi o seguinte: 4.862 consultas médicas e 1.009 consultas de enfermagem; 190 mamografias; e 711 coletas para exame citopatológico de colo uterino (exame preventivo).
“Esta é uma pequena resposta do que conseguimos realizar neste mês. Tudo o que realizamos é resultado da parceria e da união de forças das nossas equipes das Unidades de Atenção Básica de Saúde e Clínicas Especializadas”, avaliou Angelina Zuque.
Através de um resumido álbum de fotografias (slides), a secretária mostrou o envolvimento de todas as equipes da SMS, em programações de ações, especialmente dedicadas à saúde da mulher.

No evento, houve também a participação, observações, comentários e orientações do médico mastologista, Luiz Otávio; da fisioterapeuta Libiany, da Rede Feminina de Combate ao Câncer, com relatório das atividades da Equipe de Prevenção; e palestra proferida pelo urologista Guilherme Munhoz, sobre prevenção do câncer de próstata, objeto da campanha do Novembro Azul, que também dá ênfase à importância e significado da “Paternidade”.

Na Câmara, estavam também: o vice-prefeito de Três Lagoas, Paulo Salomão, representando o prefeito Angelo Guerreiro, em viagem ao Rio de Janeiro para reunião com presidência da Petrobras sobre a UFN-3; diretor de Proteção Social Especial da Secretaria de Assistência Social (SAS), Luiz Fernando Tondeli Fochi, representando a secretária Vera Helena Arsioli Pinho; vereadora Cristina Martins; presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer, Conceição Lourdes Palhares; administrador do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, Marco Antônio Calderon de Moura, acompanhado dos médicos, Luiz Otávio Zucca (mastologista do Instituto do Câncer de Três Lagoas – ICTL e da Clínica da Mulher) e Guilherme Consentino Munhoz (urologista do ICTL e professor da Faculdade de Medicina da UFMS/Três Lagoas); e a fisioterapeuta da Equipe de Prevenção da Rede Feminina de Combate ao Câncer, Libiany Maria Silva.

(*) Agência Brasil

Na Câmara, estavam também: o vice-prefeito de Três Lagoas, Paulo Salomão, representando o prefeito Angelo Guerreiro (Foto/Assessoria)

Saúde lança Novembro Azul e avalia campanha do Outubro Rosa

Saúde lança Novembro Azul e avalia campanha do Outubro Rosa

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.