21.6 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de abril de 2024

SEMEC de Três Lagoas divulga normas e orientações sobre o processo de Matrícula Digital 2019 da REME

12/11/2018 10h07

O Programa Matrícula Digital é operacionalizado de forma informatizada nas Unidades Escolares Municipais

Redação

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) de Três Lagoas, fixou no Diário Oficial dos Municípios de Mato Grosso do Sul, número 2.224, desta segunda-feira (12), sob a resolução Nº 08/SEMEC/2018, as normas e orientações sobre o processo de matrícula na Rede Municipal de Ensino (REME) para o ano de 2019.

Ainda consta na publicação que o Sistema Municipal de Matrícula possibilita à Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) o acompanhamento, a gestão do ingresso e a permanência do aluno na REME.

MATRÍCULA DIGITAL

O Programa Matrícula Digital é operacionalizado de forma informatizada nas Unidades Escolares Municipais e tem, entre outras finalidades, o objetivo de facilitar a escolha da Unidade Escolar pela mãe ou responsável pelo estudante; democratizar o acesso em razão da utilização de critérios uniformes e utilizar informações para planejamento e tomada de decisões.

Além disso, pais ou responsável pelo aluno que tinham que percorrer diversas Unidades de Ensino em busca de vagas passam a não ter mais essas necessidades e ainda fornece conhecimento prévio da demanda, garantindo assim, a vaga do aluno na Unidade de Ensino em que estuda, por meio da renovação de matrícula.

VAGAS

De acordo com o documento, a Direção da Unidade de Ensino, sob a orientação do Núcleo de Matrícula Digital (Central de Matrícula), elaborará o quadro de vagas para as etapas e modalidades de ensino da Educação Básica existentes na Unidade de Ensino tendo por base a demanda manifesta. O quantitativo de vagas apurado para os estudantes novos no Sistema Municipal de Matrícula/Matrícula Digital será incluído por intermédio da Central de Matrícula que funciona junto ao prédio da SEMEC.

A autorização de abertura ou fechamento de turmas, nas Unidades de Ensino, segue a legislação vigente competindo ao Núcleo de Matrícula Digital o lançamento e gestão do sistema.

INSCRIÇÃO

O Programa de Matrícula Digital ocorrerá em três etapas para o cadastro/inscrição de alunos novos: inscrições, designação e matrículas. O responsável pelo estudante deverá se dirigir a SEMEC/Central de Matrícula ou acessar o site http://www.treslagoas.ms.gov.br, no link da Matrícula Digital, para efetuar a inscrição.

SERVIÇO

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), bem como a Central de Matrícula fica localizada à Rua Alexandre Costa, 130 – Centro. Mais informações sobre as normas e orientações para o processo de matrícula na REME clique AQUI.

(*) Assessoria de Imprensa

Foto: Assessoria

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.