33.1 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Simone Tebet quer agroindústria para gerar renda ao produtor e trabalhador rural

11/08/2014 11h04 – Atualizado em 11/08/2014 11h04

Na ocasião, a candidata ao Senado falou de suas propostas para o setor e destacou o potencial do estado de Mato Grosso do Sul

Da Redação

“A nossa bandeira será o fortalecimento do homem do campo porque através da matéria prima que vocês produzem a gente tem condições de trazer indústrias. Agora teremos condições de trazer aquilo que gera renda para o nosso produtor e trabalhador que é a agroindústria”. A afirmação é da candidata ao Senado, vice-governadora Simone Tebet foi feita no sábado (9), durante visita ao município de Laguna Carapã, na região sudoeste do Estado.

Simone Tebet participou ao lado de seu primeiro suplente, Celso Dal Lago e do candidato ao governo, Nelson Trad Filho de uma reunião com integrantes do Sindicato Rural do município. No encontro foram discutidas algumas pautas importantes para o setor.

A candidata destacou a importância da agroindústria para a geração de emprego e renda num Estado que conta com potencialidades nas diversas regiões. “Se nós estamos distantes dos grandes centros consumidores, eles [os empresários] escolhem essas regiões por diversas razões, mas uma é a matéria prima. Na região norte, por exemplo, não tem terras férteis como aqui que é o celeiro da produção do Estado, mas lá tem condições de plantar florestas de eucalipto e trazer indústria da madeira. Aqui é forte na produção de soja e de milho e inclusive é próspera na bacia leiteira”, comparou.

Outro exemplo citado é o município de Três Lagoas que, segundo Simone, apesar de ter terra muito fraca descobriu na celulose a grande fonte de riqueza do município. “Levamos as duas maiores fábricas de celulose do mundo e agora de fertilizantes e nitrogenados da Petrobras. Desta forma, conseguimos ver como as indústrias foram capazes de fazer pelo nosso povo e vocês vão ver que o que a agroindústria será capaz de fazer na vida da sua família e das pessoas que trabalham com vocês”, disse Simone.

PRODUÇÃO

A candidata fez questão de destacar que Mato Grosso do Sul é a terra de oportunidades e que atualmente deve ter em média 3,2 milhões hectares de terras plantadas gerando em torno de 10 milhões de toneladas de grãos. Ela citou as obras de pavimentação asfáltica realizadas pelo governo do Estado como forma de unir as regiões acabando com o isolamento de comunidades, mas principalmente para abrir os caminhos da produção. Um exemplo é a ligação de Campo Grande ao município de Santa Rita do Pardo, na MS 040. “Só esta estrada tem a capacidade de integrar mais 2 milhões de hectares à nossa produção”.

No Senado, Simone disse que vai somar forças ao trabalho realizado pelo senador Waldemir Moka para trabalhar, por exemplo, na diminuição da carga tributária. “Vou ser mais uma na defesa do produtor rural. Nós não temos condições de competir com grandes países e não podemos só ser produtores e exportadores de commodities. Temos a carne que exportamos para Rússia, China e Estados Unidos, mas temos que ter também a oportunidade de produzir o wet blue [couro que passou por um processo inicial de curtimento para depois receber o acabamento], de fazer o couro, para que gere valor agregado para o nosso Estado. Tudo isso sem a diminuição da carga tributária não é possível. Queremos reduzir essa carga de um país que mais paga impostos no mundo e menos serviços públicos de qualidade tem”, finalizou.

“Temos que ter pessoas comprometidas com o agronegócio e no Senado a Simone só tem a somar, fortalecer ainda mais esse setor”, comentou o presidente do Sindicato Rural de Laguna Carapã, Luiseu Bortolocci.

O compromisso de levar a agroindústria com a transformação de matérias primas provenientes da agricultura e de outros setores também foi destacado por Simone Tebet no município de Dourados, onde participou da inauguração do comitê do deputado federal Geraldo Resende, candidato à reeleição.

(*) Com informações de Assessoria de Imprensa

“Temos que ter pessoas comprometidas com o agronegócio e no Senado a Simone só tem a somar, fortalecer ainda mais esse setor”, disse Simone (Foto: Divulgação)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.