28.8 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Três Lagoas ultrapassa os 2400 casos notificados de dengue e declara situação de alerta

12/12/2018 12h35

Durante o ano foram notificados 2443 casos suspeitos; 652 foram confirmados como positivos. Cidade ultrapassa os 2 mil casos para cada 100 mil habitantes e é a cidade com a maior incidência do estado

Gisele Berto

Boletim divulgado hoje, 11, pela Secretaria Municipal de Saúde de Três Lagoas, mostra que explodiu o número de casos de dengue na cidade entre novembro e dezembro, colocando o município em estado de alerta.

Em 2018 Três Lagoas já registra 2443 casos suspeitos de dengue. Mil deles foram descartados por resultados laboratoriais negativos e 652 foram confirmados como casos positivos.

Proporcionalmente, significa que a incidência de dengue na cidade é de 2228 casos para cada 100 mil habitantes. No Brasil, essa média é de 109 para cada 100 mil.

A região Centro-Oeste é a que, de longe, atinge os maiores números de notificação: média de 519 para cada 100 mil habitantes. A que apresenta os menores índices é a região Sul, com apenas 8 casos para cada 100 mil habitantes. O Nordeste é a segunda região mais afetada pelo Aedes aepypti, com 113 notificações para cada 100 mil pessoas.

O estado de Goiás é o que tem a maior média de casos: 1050 para cada 100 mil moradores. O Mato Grosso do Sul registra 213 casos para cada 100 mil habitantes, de acordo com o último boletim registrado pela Secretaria de Estado de Saúde.

ALERTA

O alerta da Secretaria de Saúde de Três Lagoas se refere ao aumento de casos notificados suspeitos no mês de novembro e nas primeiras semanas de dezembro. Por exemplo, em setembro, foram notificados 101 casos suspeitos; em outubro já houve aumento para 176 casos notificados suspeitos; e, só em novembro, desse total divulgado de casos suspeitos (2443) tivemos 1039 casos notificados. Em dezembro, o acumulado do mês, já registrou 202 casos notificados suspeitos de Dengue.

Como observou a secretária de Saúde, Angelina Zuque, na reunião extraordinária do Comitê Municipal de Combate à Dengue, na segunda-feira (10), “pelos resultados das últimas quatro semanas, temos que dizer que vivemos numa situação de alerta no enfrentamento e monitoramento da dengue. Por isso, decidimos tomar medidas emergenciais de enfrentamento e controle da doença”, disse.

RESPONSABILIDADE DE TODOS

Para conter o avanço desses números de casos, Angelina Zuque fez um alerta a toda a população, para que as pessoas assumam sua responsabilidade no descarte correto de lixo e limpeza dos terrenos e quintais.

De acordo com a Secretária de Saúde 92% dos criadouros estão em locais onde as pessoas residem ou trabalham.

O principal cuidado, que deve ser levado em conta, com seriedade e responsabilidade, é o cuidado com água parada. Este alerta de eliminação de lixo há anos vem sendo usado em todas as campanhas contra a Dengue e outras doenças.

MOBILIZAÇÃO CONTRA A DENGUE

Com a finalidade de conter o avanço do número de casos de Dengue, as equipes da SMS estão se mobilizando em ações específicas de conscientização da população, convocando todos ao que a secretária de Saúde denominou como “responsabilidade compartilhada”.

Esta ação, coordenada pelo Setor de Endemias e Controle de Vetores e do Setor de Promoção de Saúde, com a participação direta dos Agentes de Endemias, foi recentemente feita em várias Escolas Estaduais, com envolvimento da direção escolar e alunos, que se mobilizaram junto aos moradores, em residências vizinhas à comunidade escolar.

FUMACÊ

Com o objetvo de acabar com o ciclo de reprodução do Aedes aegypti, vetor transmissor da dengue e outras doenças, o fumacê passa espalhando inseticida desde sexta-feira, nos períodos da manhã e noite nos bairros com maior incidência do mosquito. Entre os bairros estão São Carlos, Interlagos, Vila Haro, Paranapungá, Santa Terezinha, Esplanada NOB e outros.

Três Lagoas ultrapassa os 2400 casos notificados de dengue e declara situação de alerta

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.