35 C
Três Lagoas
sexta-feira, 3 de maio de 2024

AJE promove Feirão dos Impostos para apresentar “raio – x” dos tributos

19/05/2016 11h28 – Atualizado em 19/05/2016 11h28

AJE promove Feirão dos Impostos para apresentar “raio – x” dos tributos

O evento, que será realizado no sábado (21) na feira livre, terá produtos expostos para mostrar a população o quanto do valor de cada produto é arrecadado em imposto

Daniela Silis

A Associação de Jovens Empresários (AJE) de Três Lagoas irá realizar neste sábado (21) o Feirão do Imposto. É a primeira vez que o evento é realizado no município e tem o objetivo de mostrar à população o quanto se paga de imposto em cada produto.

O evento é realizado nacionalmente neste sábado pela Conaje (Confederação Nacional de Jovens Empresários) e já acontece há alguns anos. Nesse ano o estado do Mato Grosso do Sul também aderiu à ação com a finalidade de esclarecer ao consumidor final o quanto de imposto ele realmente paga.

“A intenção é clarear a mente da população do que ela paga de imposto. É porque você sabe que paga muito, mas a pessoa chega lá e encontra um saco de arroz, por exemplo, que custa R$ 10, sem imposto custa R$ 6. Então vão ter entre 15 e 17 empresas que estarão participando do evento para mostrar isso”, informou o Diretor de Qualificação e Capacitação da AJE de Três Lagoas, Luis Rodolfo Freitas.

FEIRÃO

O Feirão de Impostos será realizado na Feira Livre do município, entre as 7h e 11h do dia 21. No espaço, que foi cedido pela Prefeitura, será colocado uma tenda de aproximadamente 50 m² em frente ao Três Lagoas Hotel, na Avenida Rosário Congro.

Nessa tenda estarão entre 15 a 17 empresas expondo seus produtos, mostrando a população o que é o valor do produto e o que é imposto. “Vai ter escola profissionalizantes, vai ter universidade, chopp, restaurante, comida saudável, remédio, entre outras coisas”, afirmou Freitas, que é dono de uma escola profissionalizante em Três Lagoas.

O empresário ainda informou que a ação também acontecerá simultaneamente em outras cidades do país. Segundo ele, quase todas as Capitais já aderiram ao evento e Campo Grande é uma delas. “Em Campo Grande eles fazem uma parceria com as empresas e elas realmente vendem produtos sem o imposto”.

A maior crítica que será feita durante o evento será estampada nas camisetas dos empresários que participarão do evento: o bumerang do imposto. Segundo o empresário, membro da associação, a imagem, que será estampada nas camisetas, retrata o “único bumerang que não volta”. “Você paga, e cadê o retorno disso? O governo só fala de aumentar os impostos, mas o caos nos hospitais públicos só aumenta”, afirmou.

JOVENS EMPRESÁRIOS

Segundo Freitas, a AJE, que foi fundada em 15 de junho do ano passado, já possui cerca de 60 associados no município. Entre eles, 30 pessoas estarão participando do evento, porém, nem todos irão expor seus produtos. “Algumas empresas não tem como expor, como, por exemplo, um amigo nosso que tem produtos de proteção para indústrias, que são os EPIs, isso não vai dar impacto para o consumidor final, mas uma roupa dá, um curso dá, um remédio dá, um chopp dá. O chopp é 70% de imposto, então isso traz impacto”.

Para concluir, o empresário ainda disse que a população está cada vez mais conscientizada de que a situação não está boa. “Precisamos começar a mudar a ideia das pessoas para que, na hora que ela for votar, pense que precisa eleger alguém que está brigando por essa causa”.

O feirão do Imposto será realizado no dia 21 de maio na Feira Livre de Três Lagoas (Foto: AJE-TL)

AJE promove Feirão dos Impostos para apresentar “raio – x” dos tributos

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.