23 C
Três Lagoas
quinta-feira, 28 de março de 2024

Justiça Trabalhista consegue R$ 50 milhões para pagar trabalhadores da UFN3

18/12/2014 20h59 – Atualizado em 18/12/2014 20h59

Já está liberado o montante estimado pelo Sintiespav para pagamento dos trabalhadores do Consórcio; na tarde de hoje, os juízes do Trabalho de Três Lagoas tiveram suas ações acatadas e neste momento, no Fórum, funcionários realizam o serviço de envio à Caixa Econômica Federal a lista dos mais de 3.500 operários que tem direito aos pagamentos

Léo Lima e Ricardo Ojeda

A juíza Daniela Peruca está neste momento, junto com funcionários do Fórum Trabalhista de Três Lagoas efetuando o envio da lista de nomes para a Caixa Econômica Federal (CEF), com devidas informações sobre os montantes que cada trabalhador do Consórcio UFN3 tem direito para que a partir desta sexta-feira (19) eles possam sacar de suas contas bancárias. O juiz Marcelo Baruffi, titular da Vara do Trabalho, também acompanhou o procedimento.

Segundo a juíza, os R$ quase 50 milhões são oriundos do rastreamento feito pelo Bacen Jud nas contas da Galvão Engenharia e Sinopec Petroleum do Brasil, assim como da Petrobras, que contratou o Consórcio UFN3 para edificar a Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen) em Três Lagoas. Dessas três fontes é que a verba foi conseguida.

“Me sinto satisfeita. É a primeira vez na minha carreira que acontece uma situação dessas. E o resultado é muito bom”, desabafou a juíza Daniela Peruca. Ela foi a primeira a acatar ação proposta pelo Ministério Público do Trabalho, por meio do procurador Paulo Roberto Aseredo, movida pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil Pesada (Sintiespav), cujo presidente Nivaldo Moreira ponteou a luta dos trabalhadores, buscando a solução para o grave problema da falta de pagamento, por parte do Consórcio, aos trabalhadores.

A magistrada colocou que a ação do Sindicato foi determinante para que o pleito fosse conquistado. “Eles [presidente e dirigentes da entidade] estiveram agora há pouco aqui e saíram contentes”, revelou a juíza.

APOIO E SEGURANÇA

De acordo com a juíza, para dar agilidade no processo de cadastramento do pessoal que vai receber os pagamentos, a CEF enviou de Campo Grande um reforço de quatro funcionários para o procedimento.
Também foi solicitado ao 2º Batalhão de Polícia Militar um reforço no policiamento na agência bancária.

Nesta sexta-feira, provavelmente, os trabalhadores poderão sacar seus direitos trabalhistas. “A planilha do sindicato indicou os valores correspondentes às rescisões contratuais, multas (FGTS e 477), passagens e outros benefícios”, concluiu a juíza.

A Juíza do Trabalho Daniela Peruca juntamente com servidores do TRT local estenderam a jornada de trabalho até as 20 horas para atender a demanda dos trabalhadores (Foto: Ricardo Ojeda)

a magistrada Daniela Peruca assina as últimas planilhas com os nomes dos trabalhadores para enviar à Caixa Econômica Federal (Foto: Ricardo Ojeda)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.