20 C
Três Lagoas
quinta-feira, 28 de março de 2024

Navio mais antigo do mundo é encontrado em bom estado por arqueólogos

23/10/2018 16h34

Com 23 metros de comprimento, a embarcação tem mais de 2,4 mil anos e seria de origem grega

Redação

Uma equipe de pesquisadores anunciou uma das mais relevantes descobertas da arqueologia marítima dos últimos tempos: uma embarcação bem preservada de mais de 2,4 mil anos foi encontrada sob as águas do Mar Negro,região localizada entre o leste europeu e uma porção do continente asiático. Com 23 metros de comprimento, o navio foi provavelmente fabricado pelos antigos gregos no momento de apogeu dessa civilização.

A equipe de cientistas do projeto Arqueologia Marítima do Mar Negro encontrou o navio em ótimas condições, identificando o mastro, o leme e os bancos onde os marinheiros eram postos para remar. De acordo com os especialistas, como a embarcação estava localizada a mais de dois quilômetros da superfície, a presença de pouco oxigênio beneficiou a preservação da estrutura da relíquia arqueológica.

O professor Jon Adams, que conduziu as pesquisas, afirmou que encontrar uma embarcação como essa era considerada até então “impossível” pela comunidade de arqueólogos. Segundo ele, essa descoberta fornecerá informações essenciais para que os pesquisadores compreendam de maneira mais aprofundada a Idade Antiga e o desenvolvimento da civilização grega. A idade do navio foi confirmado após um exame de datação de carbono feito pela Universidade de Southampton, no Reino Unido.

A embarcação encontrada no Mar Negro coincide com um desenho feito em um antigo vaso confeccionado pelos gregos que retrata uma cena da Odisseia, obra clássica atribuída ao escritor Homero. O livro conta a história do heroi Ulisses (também chamado de Odisseu), que enfrenta diversas aventuras para retornar ao lar após batalhar na Guerra de Troia. Atualmente, esse vaso faz parte do acervo do Museu Britânico, que fica em Londres.

De acordo com os responsáveis pela descoberta, o navio está localizado em uma região do Mar Negro nas imediações da costa da Bulgária e com certa proximidade ao território que atualmente compreende a Turquia: isso revela que, provavelmente, a embarcação era um navio mercante que realizava transações comerciais com outras civilizações da época.

Os pesquisadores afirmam que encontraram diversos outros registros de embarcações que naufragaram no Mar Negro ao longo dos últimos séculos. Ao menos 60 navios foram descobertos pelos arqueólogos, que exibirão os seus achados em uma conferência que acontecerá em Londres.

(*) Galileu

Navio com mais de 2,4 mil anos encontrado por arqueólogos. (Foto: Divulgação)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.