21.2 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril de 2024

No Brasil, mulheres ainda ganham cerca de 30% a menos que um homem na mesma função

25/09/2018 16h01

Pesquisa realizada com 17 mil pessoas apontou que mulheres ganham menos que homens em todas as categorias de níveis hierárquicos consultadas

Gisele Berto

Às vésperas de uma eleição conturbada, a discussão sobre a igualdade de gêneros se torna mais importante do que nunca. Por isso, um dos principais sites de emprego do país, o Catho, realizou sua 57ª Pesquisa Salarial, em que fez o levantamento do salário pago, nos mesmos cargos, a homens e mulheres. E o resultado mostrou que ainda há muito a ser feito.

A pesquisa foi realizada em agosto com cerca de 17 mil. De acordo com o levantamento, as mulheres ganham menos que os homens em todas as categorias de níveis hierárquicos pesquisadas. As funções que se destacam com as maiores diferenças de valor são de presidente|diretor|gerente, em que as mulheres recebem 31% menos; e na função de profissional graduado, com 36% de diferença salarial.

Algumas funções ainda aumentaram a diferença salarial se compararmos a 2017. É o caso de profissional graduado, que passou de 34% a 36%; analista, que foi de 17% a 28% e assistente/auxiliar, que sofreu leve aumento de 8% a 9%. Outros níveis hierárquicos tiveram a diferença salarial entre homens e mulheres reduzida do ano passado para esse. É o caso de supervisor/coordenador/líder/encarregado, que passou de 22% para 16%, profissional técnico de 32% para 14% e operacional, cuja queda foi de 15 pontos percentuais.

“Embora tenha havido queda em algumas funções específicas, estamos longe de comemorar. As mulheres ainda ganham bem menos que os homens, mesmo exercendo exatamente as mesmas funções que eles. Ainda há muito trabalho pela frente para chegarmos ao ideal: as pessoas ganharem salários equivalentes, independentemente do gênero”, ressalta a consultora de assessoria de carreira da Catho, Luana Marley.

No Brasil, mulheres ainda ganham cerca de 30% a menos que um homem na mesma função

Fonte: 57ª Pesquisa Salarial da Catho

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.