18.7 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Plenário abre sessão para votar pedido de impeachment de Dilma

17/04/2016 14h34 – Atualizado em 17/04/2016 14h34

Para autorizar o julgamento do processo de impeachment pelo Senado, serão necessários os votos favoráveis de, no mínimo, 342 deputados

Da Redação

Começou a sessão destinada a votar a autorização para abertura de processo de impeachment da presidente da República, Dilma Rousseff, segundo parecer favorável da comissão especial que conclui pelo cometimento de crime de responsabilidade ligado à Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar 101/00).

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, informou ao Plenário os procedimentos de votação por meio de chamada oral de cada deputado. Eles serão chamados segundo a ordem de estados definida pela alternância entre regiões. A segunda chamada ocorrerá ao fim de todos os chamados de um mesmo estado.

QUÓRUM MÍNIMO

Para autorizar o julgamento do processo de impeachment pelo Senado, serão necessários os votos favoráveis de, no mínimo, 342 deputados (dois terços dos 513 membros da Casa).

RELATÓRIO

A comissão especial aprovou na segunda-feira (11), por 38 votos a 27, o relatório de Arantes no qual ele conclui que caracterizam o crime de responsabilidade a abertura de créditos suplementares via decreto presidencial, sem autorização do Congresso Nacional; e o adiamento de repasses para o custeio do Plano Safra, o que obrigou o Banco do Brasil a pagar benefícios com recursos próprios – manobra popularmente chamada de “pedalada fiscal”.

Em defesa da presidente da República, o advogado-geral da União, José Eduardo Cardozo, rebateu a afirmação de que houve aumento ilegal dos gastos porque houve um decreto de contingenciamento, além de autorização de revisão da meta fiscal.

Para Cardozo, a execução da despesa é obrigatória de acordo com a Lei Orçamentária e a tese do relator implicaria o envio de “um projeto de lei para cumprir a lei”.

Acompanhe a sessão também ao vivo pelo canal oficial da Câmara dos Deputados no YouTube

(*) Agência Câmara Notícias

Plenário na câmara dos deputados inicia a votação (Foto: Divulgação)

Manifestantes pró-impeachment fazem manifestação na Avenida Paulista na tarde desse domingo (17) (Foto: Reprodução)

Manifestações favoráveis à presidente Dilma em São Paulo (Foto: Divulgação)

Manifestantes fecham a Avenida Paulista, em São Paulo, durante votação do processo de impeachment na Câmara dos Deputados (Foto: Divulgação)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.