25.5 C
Três Lagoas
terça-feira, 16 de abril de 2024

Número de confirmações dos casos de influenza dobra após 1ª morte do ano

16/04/2018 08h16

Campanha nacional de vacinação contra vírus da influenza começa no próximo dia 23 de abril para o público alvo

Redação

O número de confirmações de influenza em Mato Grosso do Sul dobrou desde o registro da primeira morte, divulgado pelo boletim epidemiológico da Secretaria do Estado de Saúde (SES) no dia 22 de março. Agora são seis confirmações, sendo cinco em Campo Grande, de acordo com a SES.

A morte ocorreu na capital sul-mato-grossense, onde foi registada a maioria dos casos. A mulher de 58 anos não se imunizada desde 2010, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. Ela morreu em 17 de março com H3N2, seis dias depois de apresentar os primeiros sintomas.

Além dela, já havia a confirmação de H3N2 na cidade e uma situação de gripe A em Jardim, município na região sul do estado. Agora há confirmação de dois casos de influenza B e outro de H1N1 em Campo Gande, conforme o último boletim divulgado na sexta-feira (13).

A gripe é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza que provoca febre, tosse, dor de garganta, dores no corpo e mal estar. O maior gravidade da infecção pelo vírus influenza são as complicações como pneumonias, dificuldades respiratórias que podem levar à internação e até mesmo ao óbito.

Campanha

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, em Mato Grosso do Sul, tem como público alvo imunizar 737.395 mil pessoas a partir do dia 23 de abril. A meta é vacinar pelo menos 90% do público alvo, o que representa 663.656 mil pessoas.

Segundo a SES, a campanha vai até o dia 1° de junho e no dia 12 de maio será realizado o dia de mobilização nacional, o Dia D. Para os demais grupos, a campanha estará disponível apenas no dia 21 de maio.

Fazem parte do público alvo: crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, puérperas, professores, profissionais da saúde, povos indígenas, indivíduos com 60 anos ou mais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população carcerária e funcionários do sistema prisional, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independente da idade.

*G1

Campanha de vacinação contra a gripe começa no dia 23 de abril (Foto: Leonardo Rattes/Ascom Saude GovBa)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.