32.3 C
Três Lagoas
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Nova Andradina: Contingenciamento de recursos paralisam obras, mas há esperança

29/04/2011 16h24 – Atualizado em 29/04/2011 16h24

Administração de Nova Andradina tem lutado muito para evitar danos maiores

Ao completar 52 anos, a população de Nova Andradina comemora os vários avanços, compreendendo que as obras terão conclusão

Flávia Vasques

Nova Andradina conta hoje com uma receita suficiente para a manutenção de alguns serviços e custeio da máquina. Porém, para a realização de obras, especialmente as de infraestrutura e as que impulsionam o desenvolvimento, torna-se necessário um reforço das demais esferas de governo.

O prefeito José Gilberto Garcia, desde que assumiu o Governo em 2009, vem lutando contra as crises sucessivas na economia mundial, e que, invariavelmente, culminam atingindo os municípios. Em 2010, amenizada a crise, foi possível dar sequência a algumas das obras iniciadas, e promover a realização de ações integrantes do seu plano de governo, que prioriza a Educação, Saúde e o Social.

Como ano eleitoral, 2010 deixou sua marca como um período em que as emendas parlamentares prometidas e até as que já haviam sido consignadas não tiveram recursos liberados.

Conforme o Secretário de Planejamento e Finanças, Walter Fernandes, existem recursos do orçamento de 2008, consignados ao Município de Nova Andradina, que ainda não foram liberadas pelo Governo Federal.

E, como ao iniciar sua gestão, a nova presidente tomou medidas duras, que atingiram em cheio as obras em andamento, como por exemplo: a do anel viário, a drenagem da Avenida Alcides Menezes de Faria (e o subsequente asfaltamento), a obra de construção do Centro de Convenções, a obra do Centro de Educação Infantil do Bairro São Vicente, entre outras.

Para Gilberto, qualquer um que assume um governo, tem mesmo que tomar medidas saneadoras, mais ainda um presidente. Considerou normal contingenciar recursos, mas, o que foi realizado, atingiu em cheio as emendas prometidas para os municípios e recaiu principalmente sobre os menores, que contam com menos de 50 mil habitantes, como é o de Nova Andradina. Ainda segundo ele, é justamente para os municípios pequenos que os recursos federais e estaduais são fundamentais.

De fato, quando a nova presidência determinou o corte dos recursos, provocou irremediáveis prejuízos para os municípios, e Nova Andradina tem lutado muito para evitar danos maiores.

Contudo, para o o Secretário Walter Fernandes, a população de Nova Andradina conta com um prefeito experiente em gerenciamento econômico, cuja visão de administração pública permite seguir, mesmo que a passos curtos, com obras e serviços, não permitindo o emperramento da máquina pública, mesmo com as constantes crises e catástrofes climáticas.

De fato, o Município tem honrado seus compromissos em dia, e a folha de pagamento dos servidores é paga rigorosamente. Embora considere um dever pagar em dia, o Secretário informa que estão sendo feitos enormes sacrifícios, mas com os pés no chão, o prefeito vem priorizando fornecedores e servidores, pois o dinheiro pago a eles circula gerando renda e empregos. O secretário lamenta que, nestes dois anos, a cidade viveu o fechamento do Frigorífico Independência, fato que causou um grande transtorno econômico, com demissões e perda de receita.

Para Gilberto, mesmo com as dificuldades, a administração local tem sido abençoada, pois conseguiram, diante dos desafios, tirar do papel, obras como: a Escola Agrícola, hoje transformada em Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia; o Hospital Regional, atendendo toda a região, como um dos mais modernos do Estado, e com certeza, antes do término de mandato, ele acredita que o município terá o último destes “elefantes brancos”, que é o aeródromo municipal, funcionando e atendendo à população.

Ao completar 52 anos de instalação do Município, neste dia 30 de abril, a população comemora com entusiasmo vários avanços, compreendendo que, se há obras paralisadas, elas terão conclusão. Em contrapartida, há conquistas importantes, valorizando uma administração austera, competente, respeitosa dos direitos dos cidadãos.

Assessoria de Imprensa

Municípios com menos de 50 mil habitantes foram os mais atingidos com a medida
Foto: Assessoria de Imprensa

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.