01/03/2019 16h05

Chapa única terá membros da diretoria anterior, da Associação de Jovens Empresários e novas cabeças para mudar cultura, ampliar ideias e conceitos

Gisele Berto

Acontece hoje, até as 17h, a eleição da nova diretoria da Associação Comercial e Industrial de Três Lagoas (ACITL).

Apenas uma chapa foi apresentada: ACITL Unida, Forte e Repreentativa. Com o término das eleições deve ser empossado, ainda hoje, o novo presidente, o empresário do ramo de construções Fernando Lucas de Souza Jurado.

Em entrevista ao Perfil News Jurado afirmou que a nova gestão unirá membros da antiga diretoria – inclusiva a presidente anterior, Glaucia Jaruche – com novos empresários e membros da Associação dos Jovens Empresários – AJE.

“Faremos um trabalho para transformar a ACITL em uma referência para o empresariado e para o empreendedor de Três Lagoas. Queremos ser a Casa do Empresário da cidade”, afirmou o futuro presidente.

Segundo Jurado, a presença de membros da AJE vem para “oxigenar” a associação e trazer ideias novas. “Todas as intituições que trabalhem pelo fomento do empreendedorismo e atuem na discussão de melhorias para a cidade encontrarão espaço na Associação Comercial”, disse.

O novo presidente afirma, ainda, que não haverá choque de interesses entre as entidades-irmãs. “Cada um vai cuidar de fazer o que faz de melhor e assim vamos unir forças”.

A ata da eleição será divulgada às 17h. Pouco depois, Jurado tomará posse. Cerca de 250 associados têm direito a voto.

NOVOS PLANOS

Uma das metas do novo mandato é focar na profissionalização do pessoal. “É um problema seríssimo, e não é só do comércio. No estudo Três Lagoas Sustentável a questão da qualificação de pessoal é a terceira maior preocupação para o crescimento da cidade, depois de saúde e drenagem”, lembrou Fernando.

Para o novo presidente, a inauguração do shopping evidenciará ainda mais a questão do atendimento no comércio local. “Precisamos investir em qualificação, desenvolver ações, identificar os temas mais importantes, fazer palestras, parcerias, cursos de qualificações”, disse.

COMÉRCIO ATRATIVO X CHOQUE DE CULTURA

Para Fernando, fazer o comerciante da cidade investir na fachada de seus negócios e na decoração de vitrines não será uma tarefa fácil. “É uma questão cultural que precisamos mudar. Anos atrás o Sebrae junto com a prefeitura e a Associação Comercial entraram com processo de revitalização do centro, inclusive com a ideia do calçadão. O projeto acabou não indo pra frente porque o empresário não se sentiu à vontade para fazer investimento em fachadas e melhorias no seu negócio. Isso mostra a face reacionária do comércio da cidade”.

“Estou vivendo o melhor momento da minha vida pessoal, não teria motivo nenhum para assumir uma responsabilidade dessas, que é a Associação Comercial. Se eu estou aqui é porque eu quero mudança, porque eu vou meter o pé na porta”, disse o novo presidente.

CRESCIMENTO X DESENVOLVIMENTO

Para Fernando, Três Lagoas está vivendo um momento de crescimento econômico, enquanto poderia viver o desenvolvimento econômico. “O crescimento passa, o desenvolvimento fica. Quando as empresas chegam trazem o crescimento momentâneo. Depois, quando estabilizam, voltamos ao patamar inicial e ao colapso da economia local. Precisamos viver o desenvolvimento planejado. não dá pra viver em uma cidade com o PIB nas alturas atolando nossos carros na periferia cheia de barro. Temos que começar a pensar a cidade, porque antes de sermos empresários nós somos cidadãos de Três Lagoas”, disse.

Fernando (2º da esq para a dir) será o novo Presidente da ACITL. Foto: Divulgação

Associados participam de votação nesta sexta. Foto: Divulgação

Comentários