O Presidente do Detran no MS, Luiz Carlos da Rocha Lima, falou com exclusividade ao Perfil News e contou tudo sobre o novo espaço

Hoje instalado em um prédio antigo, cheio de rachaduras e problemas estruturais, o Detran de Três Lagoas promete um “upgrade” ao usuário nos próximos dias.

Segundo informações obtidas pelo Perfil News, ainda no mês de fevereiro a autarquia deve se mudar para um amplo espaço no Shopping Três Lagoas.

“Nosso prédio atual se encontra em uma situação que preocupa e precisa de uma intervenção. Isso significa demolir partes, recuperar outras”, constatou, em entrevista ao Perfil News, o Presidente do Detran MS, Luiz Carlos da Rocha Lima.

Presidente do Detran MS, Luiz Carlos da Rocha Lima. Foto: Divulgação

Segundo ele, não é possível fazer as alterações necessárias no edifício sem interromper o funcionamento. “Por isso buscamos um novo espaço onde dê para agregar tudo, tanto a parte administrativa quanto a área de vistoria”, disse.

Além de mais segurança, o novo espaço trará mais conforto ao usuário, com toda a estrutura do Shopping. “Teremos um espaço com banheiros, ar condicionado, sala de espera para vistoria”, afirmou Rocha Lima.

“Três Lagoas tem uma peculiaridade, que são as vistorias de grandes veículos, como bitrens e tritrens. Por isso precisávamos de um espaço suficiente para fazer essas vistorias no mesmo local em que se faz o atendimento ao público”, afirmou.

A opção pelo Shopping se deu pelo local privilegiado e pela possibilidade de agregar em um só lugar a parte administrativa com a área de vistorias, que o Shopping se propôs a construir nos fundos do local.

Instalado em um lugar com pouco tráfego de veículos, o acesso ao pátio de vistorias não sobrecarregará a região central da cidade com trânsito de veículos pesados.

Valores

Segundo Rocha Lima, o Detran pagará, mensalmente, R$ 35 mil de aluguel ao Shopping. Ainda assim a autarquia irá economizar com custos que podem ser dispensados.

“Só com postos de vigilância armada hoje nós pagamos cerca de R$ 12 mil cada. Vamos dispensar dois postos, já que a segurança fica por conta do Shopping. Isso, além de serviços de limpeza da área externa, manutenção de banheiros”, diz o presidente da autarquia. “Dessa forma eu consigo um local ideal e diminuo os custos que eu tenho hoje. Se fosse alugar um espaço de 500m2 de área administrativa mais uns 2 mil metros de área coberta, com toda a infraestrutura para a vistoria, banheiros, almoxarifado, não sei se eu conseguiria por esse valor, e não sei se conseguiria junto, no mesmo espaço, e com todo o conforto para o usuário”, conclui.

O Detran permanecerá no Shopping até que seu prédio seja reformado ou que uma nova sede seja construída em outro lugar. O contrato de locação é anual com opção de prorrogação.

“Precisamos de um espaço onde seja possível agregar pátio de apreensões – que hoje é alugado à parte -, pátio de vistorias, pista de testes e administrativo. Esse é o ideal e o que a gente busca”, diz Rocha Lima, que também afirma já estar em conversações com a prefeitura de Três Lagoas para avaliar a disponibilização de uma área onde o novo e definitivo Detran possa ser construído. “Se a conversa não avançar, vamos reformar todinha a sede do Detran e voltar para lá”, disse..

A construção de uma sede nova ou a completa reforma da atual, incluindo os processos licitatórios e todo o trâmite legal, demoraria por volta de dois anos.

Acessos

O acesso para vistoria (de todos os veículos, leves e pesados) deve ser feito em um acesso separado, nos fundos do Shopping. Quem precisar de algum serviço administrativo terá acesso normal pelas cancelas do shopping.

Para profissionais que vão ao Detran com frequência, como despachantes, Rocha Lima afirma que em outros lugares em que a autarquia fica dentro de Shoppings há uma parceria entre o sindicato dos despachantes e a administração do empreendimento na questão do pagamento de estacionamento. “Isso aí todos os Shoppings têm”, disse. Segundo ele, pode haver o contato do sindicato da categoria com a administração do Shopping para que seja feita uma parceria para que o valor não pese no bolso dos profissionais.

Ou há, ainda, a opção de deixar o carro do lado de fora do Shopping.

O horário de funcionamento do Detran não seguirá o horário de abertura do Shopping e continua o mesmo de hoje: de segunda a sexta, das 7h30 às 11h30 e das 12h30 às 16h30.

Comentários