20.2 C
Três Lagoas
terça-feira, 23 de abril de 2024

Núcleo Municipal de Igualdade Racial realiza confraternização em comemoração ao Dia do Índio em Bataguassu

Foi servido café da manhã aos presentes

Para comemorar o Dia do Índio celebrado na terça-feira, dia 19 de abril, a Prefeitura de Bataguassu, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio da Coordenadoria Municipal de Igualdade Racial promoveu uma confraternização entre as famílias indígenas que residem no município.

A festa também homenageou o indígena mais idoso do município, Senhor Antônio Agdo de Campos, que tem 105 anos.

No evento promovido no Clube da Melhor Idade, a secretária municipal de Assistência Social, Suely Otsubo, que na ocasião representou o prefeito de Bataguassu, Akira Otsubo (MDB), que devido agenda não pode comparecer ao evento parabenizou os indígenas pela passagem da data e destacou a importância das tradições e raízes culturais indígenas serem valorizadas e mantidas.

“Ações como essa são importantes para manter a memória e o princípio da cultura indígena vivo no município”, frisou a secretária.

Suely disse também que a Prefeitura assim como a Secretaria Municipal de Assistência Social estão à disposição para auxiliar no que for preciso os indígenas quanto a prestação de serviços no âmbito municipal.  

A coordenadora municipal de Igualdade Racial, Marilza Barros  parabenizou os índigenas pela passagem da data e lembrou que Bataguassu possui em torno de 35 famílias indígenas, das etnias Guaraní, Guatós, Kadiwéu, Kaiwá, Pataxó e Terena. “Temos em torno de 100 pessoas entre nativos e descendentes de indígenas que residem em Bataguassu. O nosso município é rico em raízes culturais e o evento desta data nada mais é do que valorizar essa cultura e os costumes.

Nosso compromisso enquanto Coordenadoria é atender através da rede de assistência do município as famílias indígenas locais”, enfatizou a coordenadora.
Durante a confraternização, a médica ginecologista e obstetra Monique Aparecida Eduardo da Silva, ministrou palestra aos indígenas presentes sobre o tema Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e repassou  orientações sobre a importância dos exames em prevenção às doenças para as mulheres bem como para os homens.

A equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social foi agraciada com artesanatos feitos com taboa e imãs de geladeiras fabricados pelos indígenas.

Foi servido café da manhã aos presentes.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.