24/10/2019 15h26

O Boticário alega ter produzido um perfume que tem “o cheiro da felicidade”

O projeto, que levou dois anos para ser concluído, uniu perfumistas e cientistas em busca da felicidade

Gisele Berto

O olfato é um dos únicos sentidos que tem o poder de transportar. Um cheiro pode resgatar memórias queridas, como o primeiro beijo, a casa da vó e outros momentos felizes da nossa vida. E os efeitos emocionais causados pelas fragrâncias foram o ponto de partida para mais um projeto inovador do Boticário: Linda Felicidade, uma fragrância que ativa a sensação de felicidade com eficácia comprovada por neurocientistas.

Apropriando-se dos caminhos mais tecnológicos apontados pela neurociência, O Boticário, em parceria com a casa de fragrâncias Givaudan, começou um projeto de pesquisa e desenvolvimento de produto ainda em 2017. Foram centenas de criações olfativas, usando a tecnologia Happy Mood, que é baseada em análises estatísticas de formulação de perfume. “Descobrimos quais associações de matérias-primas levam os consumidores à sensação de felicidade”, explica o. Ioannis Kontaris, Head of Neuroscience Research da Givaudan.

Para chegar à essência da felicidade brasileira, foram realizados testes como o EMF (eletromiografia facial), que analisa a atividade elétrica cerebral espontânea captada por meio da utilização de eletrodos no rosto. Adicionalmente testes implícitos mediram a capacidade da fragrância de despertar no cérebro as redes associativas inconscientes de felicidade

A receita dessa fórmula inédita combina notas de Baunilha, Limão Italiano, toque de Caramelo e Frutas Vermelhas, uma explosão olfativa marcante, que convida a sorrir na primeira borrifada. “Reunimos o que há de mais de tecnológico no universo da perfumaria com a alquimia exclusiva do Boticário. Nesse projeto, evocamos, mensuramos e comprovamos a felicidade a partir do estímulo dos cheiros, chegando à essência da felicidade brasileira em uma fragrância”, explica Tiago Martinello, gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da categoria perfumaria do Grupo Boticário.

Comentários