20.5 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril de 2024

“O Discurso da Estupidez” traz a visão de um psicanalista sobre o ódio como agente de destruição

Lançamento será feito por plataformas digitais na próxima sexta e será possível interagir com o autor

O psicanalista Mauro Mendes Dias lança, na próxima sexta, 26, seu quinto livro: O Discurso da Estupidez, pela editora Iluminuras. O evento acontece online, às 21 horas, pela plataforma Zoom.

O livro surgiu como efeito do trabalho de pesquisa que o autor vem realizando, há alguns anos, sobre a voz na psicanálise. A pesquisa o levou a autores que falam sobre a estupidez, na qual ele reconheceu uma nova modalidade de fascismo que se vale de meios antipolíticos para atingir propósitos, tendo o ódio como principal agente de destruição.

Durante o lançamento online, entre 21h e 22h (horário de Brasília) o autor irá conversar com os leitores, responder perguntas e tirar dúvidas. Veja ao final da matéria como acessar a sala.

Sobre o livro

"O Discurso da Estupidez" traz a visão de um psicanalista sobre o ódio como agente de destruição
O psicanalista Mauro Mendes Dias lança, na próxima sexta, “O Discurso da Estupidez”. Fotos: Divulgação

“O discurso da estupidez vai contra qualquer avanço político, tocando a parte mais animal do homem. Encontra-se diretamente ligado à possibilidade de viver o ódio, seja a pessoa de direita ou de esquerda, para mudar a realidade a partir da destruição do que é instituído. O sentimento de ódio é a paixão mais primitiva que nos constitui como humanos”, afirma o autor.

O livro chega ao mercado em um momento propício. Sua abordagem está em consonância com o atual momento em que vivemos, quando os discursos se mostram inflamados e o ódio se manifesta de todas as formas. O mundo vive em quarentena sob a ameaça do coronavírus, o nosso país vive uma crise de ideias com posições antagônicas e, segundo o autor, “a privação é o maior provedor do ódio”.

A publicação avança sobre o que especialista nomeou como ‘vociferação’, em um sentido diferente do vocábulo em nossa língua, que designa gritaria, falar colericamente, aos brados. “Forjei esse conceito com o objetivo de mostrar como cada um de nós pode se tornar cativo de discursos, os quais introduzem como efeito a retirada de cena da voz própria”.

O Discurso da Estupidez fala das vociferações como uma condição que retira a voz própria, que mostra como um sujeito pode consentir a esse apelo. Daí, a ligação que o livro aponta entre vociferação e “O Canto das Sereias”, quando, em Odisseia, de Homero, Ulisses tapa com cera os ouvidos de seus companheiros, mas não os seus próprios.

"O Discurso da Estupidez" traz a visão de um psicanalista sobre o ódio como agente de destruição

O autor ressalta que “a escrita do discurso da estupidez funciona para qualquer um – de direita, de esquerda, pobre, rico, ignorante,  inteligente -, para cada um que retira, a seu modo, as satisfações que busca, sempre zurrando”. Ele argumenta que esse discurso tem como objetivo o fim do diálogo: “só  importam posicionamentos que defendam alguma causa, de preferência inflamada, ou se deixando levar pela submissão ao consumo e as leis do mercado”, deixando os sujeitos suscetíveis ao comando da moda.

“Antecedida pela ideia de mercado e consumo, a Internet não é sinônimo de relação, mas de conexão, onde o que importa, fundamentalmente, é o recobrimento de identidades, condição ideal para promoção da degradação e proliferação o ódio, a exemplo da disseminação das fake news”, comenta.

Ao final, O Discurso da Estupidez traz uma proposta de tratamentos possíveis, que não  têm caráter programático, tampouco de solução definitiva. “São elaborações que teci a partir da minha experiência  clínica, pessoal e com meus analisantes. Trata-se de elaborações  que se mantêm em curso, indicadas no livro”, finaliza Mauro Mendes Dias.

Serviço

Lançamento/livro: O Discurso da Estupidez
Autor: Mauro Mendes Dias
Editora: Iluminuras
Data: 26 de junho de 2020, sexta, às 21h (horário de Brasília)
Número de páginas: 95. Dimensões: 14 x 0,8 x 21 cm.
Como participar: Plataforma Zoom
Link do evento: https://us02web.zoom.us/j/83090175343?pwd=dU56MCtRY0xpbGMwbE02MEVVN1NBdz09

ID da reunião: 830 9017 5343 – Senha: 088689

Coordenação/lançamento: Corpo Freudiano Belém

Vendas
Livro impresso, a partir de 29/6/2020, www.editorailuminuras.com.br/discurso-da-estupidez-o
Versão e-book (R$ 22,41) – https://www.amazon.com.br/discurso-estupidez-Mauro-Mendes-Dias-ebook/dp/B089QWJT5C/ref=sr_1_1?dchild

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.