21.6 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de abril de 2024

O mundo está nos estágios iniciais de uma nova onda COVID-19, alerta o chefe da OMS

Tedros chamou a pandemia de “teste” e acrescentou que o mundo está “falhando”, mencionando que mais de 4 milhões de pessoas morreram

Por Oriana Gonzalez

O chefe da Organização Mundial da Saúde alertou na quarta-feira que o mundo está nos estágios iniciais de outra onda de infecções e mortes por coronavírus.

O que ele está dizendo: o fracasso global em compartilhar vacinas, testes e tratamentos levou a uma “pandemia de duas vias – os ricos estão se abrindo, enquanto os que não têm, estão se fechando”, disse o diretor-geral Tedros Adhanom Ghebreyesus em um discurso a uma reunião do Comitê Olímpico Internacional.

  • “Nações que têm recursos adequados como vacinas estão se abrindo, enquanto outras estão fechando em uma tentativa de retardar a transmissão do vírus”, acrescentou Tedros, referindo-se a essa discrepância como uma “injustiça horrível”.
  • “Isso não é apenas um ultraje moral, também é epidemiológica e economicamente autodestrutivo”, disse Tedros. “A pandemia é um teste e o mundo está falhando.”
  • “A pandemia vai acabar quando o mundo decidir acabar com ela. Está em nossas mãos … Temos todas as ferramentas de que precisamos: podemos prevenir esta doença, podemos fazer testes e podemos tratá-la”, observou.
O mundo está nos estágios iniciais de uma nova onda COVID-19, alerta o chefe da OMS

Tedros chamou a pandemia de “teste” e acrescentou que o mundo está “falhando”, mencionando que mais de 4 milhões de pessoas morreram.

O que assistir: Tedros disse que junto com os chefes do Fundo Monetário Internacional, do Banco Mundial e da Organização Mundial do Comércio, ele está pedindo “um grande impulso global” para vacinar pelo menos 10 pessoas em cada país até setembro, pelo menos 40 até o final de 2021 e 70 até meados de 2022.

  • “Se atingirmos essas metas, não só podemos acabar com a pandemia, mas também reiniciar a economia global”.

(*) Axios.com

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.