21.8 C
Três Lagoas
terça-feira, 23 de abril de 2024

Ofensiva israelense em Nablus e Gaza deixa quatro mortos

30/09/2002 20h22 – Atualizado em 30/09/2002 20h22

Tropas de Israel mataram três palestinos e um soldado israelense foi morto hoje em confrontos na Cisjordânia e na Faixa de Gaza. Os enfrentamentos ocorrem um dia após o governo de Israel suspender, sob pressão dos EUA, o cerco ao líder palestino Iasser Arafat.

Segundo testemunhas e médicos, tanques israelenses abriram fogo contra jovens que atiravam pedras e coquetéis molotov contra os blindados, na cidade de Nablus, matando um garoto de 10 anos. Já um militar israelense afirma que os tanques dispararam tiros de alerta, longe dos jovens.

Um segundo garoto palestino e um soldado israelense foram mortos em uma troca de tiros com atiradores palestinos, também em Nablus.

Na cidade de Gaza, um palestino de 50 anos foi morto por um morteiro de um tanque israelense no bairro de Shijaia, enquanto os blindados, apoiados por um helicóptero, perseguiam militantes da Jihad Islâmica. Integrantes da Jihad teriam emboscado uma patrulha israelense com granadas.

Um porta-voz do Exército israelense confirmou a troca de tiros entre soldados e um atirador palestino. Nenhum soldado israelense ficou ferido, segundo o porta-voz, que não tinha nenhuma informação sobre vítimas palestinas.

Testemunhas palestinas disseram que durante o confronto em Nablus, as forças israelenses cercaram um prédio no centro da cidade. Fontes israelenses afirmam que os soldados dispararam contra o edifício porque acreditavam que os tiros disparados contra eles partiam de lá.

O governo de Israel enviou forças militares para cidades na Cisjordânia depois de ataques suicidas em junho, e desde então tem reforçado o cerco. Tanques e soldados israelenses cercaram o complexo da Autoridade Palestina em Ramallah duas semanas atrás, depois de dois ataques palestinos terem deixado um saldo de sete mortos.

Sob pressão dos Estados Unidos, que teme o comprometimento de seus planos para atacar o Iraque, o primeiro-ministro de Israel, Ariel Sharon, suspendeu o cerco ao quartel-general de Arafat no domingo.

Pelo menos 1.574 palestinos e 602 israelenses morreram desde o início da Intifada (levante popular palestino), em setembro de 2000.

Fonte: Folha Online

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.