19.7 C
Três Lagoas
quinta-feira, 28 de março de 2024

OFICIAL: Petrobras inicia venda da UFN3

11/09/2017 10h38

Futuro comprador terá a oportunidade de retomar os investimentos necessários à conclusão do empreendimento

Redação

A Petrobras iniciou o processo de venda da Unidade de Fertilizantes-III (UFN-III), localizada em Três Lagoas (MS). A construção da UFN-III foi interrompida em dezembro de 2014, com 80,95% de avanço físico concluído. Desde então, as instalações têm sido mantidas e preservadas pela Petrobras e a expectativa é que, após as negociações, as obras sejam retomadas. Com a divulgação do teaser feita hoje (11), a companhia anunciou ao mercado os critérios de seleção do comprador.

A unidade será vendida em conjunto com a empresa Araucária Nitrogenados S.A. (Ansa), localizada em Araucária (PR). A iniciativa faz parte do processo de saída integral da produção de fertilizantes, conforme divulgado no Plano de Negócios e Gestão 2017-2021 da Petrobras. Todo o processo seguirá a sistemática para desinvestimentos da Petrobras, documento que está totalmente alinhado aos direcionadores do Tribunal de Contas da União, que detalha os procedimentos para a venda de ativos da companhia.

Sobre a Araucária Nitrogenados

A Araucária Nitrogenados S.A. (Ansa) é uma subsidiária integral da Petrobras (desde 2013), inaugurada em 1982. A partir do resíduo asfáltico (RASF), a unidade é capaz de produzir 1.303 toneladas por dia de amônia e 1.975 t/dia de ureia, de uso nas indústrias química e de fertilizantes. A planta também produz 450 m3/dia do Agente Redutor Líquido Automotivo (“ARLA 32”), produto químico que atua na redução do óxido de nitrogênio (NOx) emitido pelos gases de escape dos veículos de grande porte. A planta tem capacidade de produção de 200 toneladas/dia de CO2, que é vendido para produtores de gases industriais, 75 toneladas/dia de carbono peletizado, que é vendido como combustível de caldeiras e 6 toneladas/dia de enxofre, usado em aplicações diversas.

Sobre a Unidade de Fertilizantes Nitrogenados III

As obras da UFN-III tiveram início em setembro de 2011 e apresentam avanço físico de 80,95%. A unidade utilizará como matéria-prima gás natural processado, com consumo médio previsto de 2,2 milhões m³/dia. A unidade de amônia terá capacidade para produzir 2.200 toneladas/dia e a de ureia, 3.600 ton/dia. Ambos são utilizados pela agricultura no preparo de adubo. A planta será capaz de produzir ainda 290 ton/dia de CO2.

(*) Assessoria de Imprensa da Petrobras

O complexo, com a construção paralisada em 2014, já está concluído mais de 80%. (Foto: Arquivo/ Perfil News).

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.