21.2 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Onze internos de UNEI em Campo Grande são selecionados para capacitação em almoxarife de obras

SENAI, MPT e Sejusp destacam oportunidade de jovens internos aprenderem um ofício

O SENAI, em parceria com o MPT-MS (Ministério Público do Trabalho) e a Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), promoveu nesta terça-feira, 1.º, uma aula inaugural para os 11 internos selecionados para o curso de aprendizagem industrial de almoxarife de obras. Na ocasião, os representantes das três instituições destacaram a oportunidade de os jovens escolhidos aprenderem um ofício e, consequentemente, terem mais chances de conseguir uma vaga no mercado de trabalho quando forem ressocializados.

O diretor-regional do SENAI, Rodolpho Caesar Mangialardo, explicou que o curso foi escolhido com base nas demandas do mercado. “A construção está voltando a ser aquecida e o almoxarife de obras é um profissional bastante demandado. Essa formação está sendo ofertada em parceria com a indústria de embalagens Brasráfia e todos os 11 alunos já estão contratados como aprendizes da empresa, com carteira assinada e recebendo o salário”.

Rodolpho Mangialardo ainda ressaltou que o SENAI é referência em qualificação profissional e que o curso será realizado todos os dias. “A carga-horária total é de 800 horas e tem duração de seis meses. É um curso que mescla teoria e prática, como todas as formações do SENAI. Teremos o apoio da unidade para essas aulas práticas. Esperamos que ao final do curso, com um certificado, esses jovens busquem novos caminhos e possam sair da Unei direto para o mercado de trabalho”.

Segundo a procuradora-chefe do MPT, Cândice Gabriela Arósio, o projeto de levar educação profissional a adolescentes internados começou em 2016 e tem como objetivo a real ressocialização desses jovens. “Nós não estamos oferecendo apenas um curso, porque esses jovens já estão contratados na modalidade de aprendizagem empresarial, previsto na legislação trabalhista. Então eles estão aprendendo um ofício para conseguir entrar no mercado de trabalho quando saírem daqui. Nós temos também o objetivo de continuar com esse acompanhamento quando eles forem egressos para dar todo o suporte necessário”.

Já a superintendente de Assistência Socioeducativa da Sejusp, Tatiana Rezende Nassar, explicou que os internos passaram por uma seleção para poderem participar da formação. “Existe a questão da idade, da escolaridade, do perfil de cada adolescente. Tudo foi avaliado dentro da equipe técnica da unidade. Foram analisados os critérios e esses 11 alunos estão aptos a começarem o curso. Nossa expectativa é a melhor possível e esperamos que esses jovens saiam daqui preparados para serem inseridos no mercado de trabalho”.

Uneis de Dourados e Ponta Porã também vão qualificar adolescentes

O termo de cooperação técnica para levar aprendizagem industrial para as Uneis do Estado em parceria com o SENAI foi assinado na última quinta-feira (27) pelo presidente da FIEMS, Sérgio Longen; pelo o diretor-regional do SENAI, Rodolpho Caesar Mangialardo; pela procuradora-chefe do MPT (Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul), Cândice Gabriela Arósio; e pelo secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira.

Ao todo, serão qualificados 36 internos em Mato Grosso do Sul, sendo 11 adolescentes da Unei Dom Bosco, em Campo Grande; 15 na Unei Laranja Doce, em Dourados; e dez na Unei Mitaí, em Ponta Porã.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.