23 C
Três Lagoas
quinta-feira, 28 de março de 2024

Outono terá chuva acima da média e temperaturas mais baixas

Estação começa oficialmente hoje; previsão é de anomalia de precipitação especialmente para a região do Bolsão, onde são esperados acumulados de chuvas acima da média

Portal MS – O outono começa oficialmente nesta sexta-feira (20) e termina no dia 21 de junho em todo País. A estação é caracterizada pela redução das chuvas e a gradual diminuição das temperaturas em Mato Grosso do Sul, e marca a transição entre o clima chuvoso e quente do verão e o período frio e seco do inverno.

Conforme boletim do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec) o mês de março sinaliza o fim da estação chuvosa, quando então os eventos de chuva tornam-se cada vez menos frequentes. A partir do mês de maio, é que massas de ar frio passam a atuar com maior intensidade, e as temperaturas começam a cair. Entre o final de maio e durante todo mês de junho, as condições de ocorrência de geadas aumentam na parte sul do Mato Grosso do Sul, enquanto a umidade do ar fica bastante baixa durante as tardes. Também nessa época, os nevoeiros passam a ocorrer com mais frequência. O motivo são as noites cada vez mais longas com menor cobertura de nuvens, e o fenômeno conhecido por inversão térmica.

Historicamente são esperadas média de 200 milímetros de chuva e temperatura média de 22° C durante toda a estação. E normalmente chove em menor quantidade nas regiões noroeste, norte e bolsão e as temperaturas ficam mais elevadas nas regiões pantaneira e bolsão. Com a entrada de massa de ar frio, as temperaturas podem chegar a valores inferiores a 10°C.

Chuva e temperaturas

A previsão de chuva e temperatura para o outono 2020, conforme o modelo estatístico do Inmet é de anomalia de precipitação especialmente para a região do bolsão (coloração em azul no mapa a esquerda). Para essa região são esperados acumulados de chuvas acima da média ao longo da estação. Nas demais áreas do Estado será o contrário. Espera-se acumulados de chuvas abaixo da média durante o trimestre em até 100 milímetros a menos (coloração amarelo a alaranjado do mapa a esquerda).

Por outro lado, as temperaturas devem ficar 1,5°C abaixo da média em grande parte do Estado (coloração azul no mapa a direita) e acima da média, até 0,6°C, na parte sul do Estado. De forma geral, espera-se que outono seja com temperaturas ligeiramente abaixo da média para maior parte do Mato Grosso do Sul.

Outono terá chuva acima da média e temperaturas mais baixas

Onda de frio e geada no outono

A primeira onda de frio está prevista para ocorrer na primeira semana de maio, causando um resfriamento acentuado em Mato Grosso do Sul, conforme prognóstico climático da Climatempo. A segunda massa forte de ar frio no mês de maio, poderá atingir o Centro-Oeste na segunda quinzena do mês e poderá ter força para causar grande queda da temperatura em Mato Grosso do Sul e também em áreas de Mato Grosso.

A Embrapa Agropecuária Oeste, através do seu sistema de previsão de geada, indica que existe alta probabilidade de ocorrer geada forte no mês de junho, nos municípios da região sul de Mato Grosso do Sul. Segundo a Embrapa Agropecuária Oeste, a probabilidade de ocorrer ao menos uma geada é de 96%. Além disso, existe 74% de probabilidade de que essa geada seja classificada como forte, ou seja, ocorra em condições de temperatura abaixo de 1ºC.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.