21.2 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Paciente que registrou primeiro caso Covid – 19 em Bataguassu, estava no Rio de Janeiro

Homem de 34 anos é militar das Forças Armadas e chegou no município na quinta-feira passada, quando começou a sentir o sintoma da doença

Conforme apurado pelo Perfil News, o primeiro caso do novo Coronavírus (Covid-19), registrado em Bataguassu é importado. O paciente é um homem de 34 anos e é residente em Bataguassu. De acordo com informações, o homem  é militar atuante dos quadros das Forças Armadas, servindo na Marinha do Brasil, baseado no Rio de Janeiro.

Conforme explanou a assessoria de Comunicação da Prefeitura de Bataguassu, o militar chegou à cidade na quinta-feira da semana passada. A noite ele não se sentiu bem, com dor de garganta ele procurou a ala do pronto socorro da Santa Casa de Bataguassu. Ao ser examinado, ele disse que tinha chegado do Rio de Janeiro.  

PROTOCOLO DE ATENDIMENTO

Devido ao sintoma, e pelo histórico de viagem do paciente, foi obedecido o protocolo de atendimento, no qual o profissional da saúde faz a coleta para ser encaminhado ao laboratório em Campo Grande.

Após ser medicado, o paciente foi liberado, porém teve que assinar um termo que ficaria em isolamento domiciliar, até a conclusão do resultado do exame. Na noite de domingo o exame ficou pronto, apontando como positivo.

Diante disso, a secretaria de Saúde intensificou os cuidados com o paciente, fazendo inclusive monitoramento em seus familiares, no qual ele manteve contato. O paciente, segundo consta teria passado em dois pontos comerciais de Bataguassu, que também já está sendo monitorado pelos agentes da Vigilância Sanitária.

QUADRO ESTÁVEL

De acordo com a assessoria de Comunicação, o quadro do paciente é estável, não apresenta nenhum sintoma que haja necessidade de internação.

Porém por outro lado, informações de populares, dão conta que o militar esteve em vários locais, inclusive em um supermercado, e isso estaria deixando as pessoas preocupadas, com medo do contágio.  

Para tranquilizar a população, a prefeitura de Bataguassu emitiu nota na noite de ontem (domingo), informando que todas medidas necessárias já foram tomadas, inclusive com os familiares que o paciente teve contato.  Resta somente aguardar a evolução da situação epidemiológica do paciente.

Atualmente, em Bataguassu registra um total de oito casos notificados; dois quais seis descartados, 01 em investigação, e um caso confirmado.

Paciente que registrou primeiro caso Covid – 19 em Bataguassu, estava no Rio de Janeiro
Reunião do Comitê de Crise para enfrentamento do covid – 19 acontece com frequência em Bataguassu (Foto: Assessoria)

MEDIDAS PREVENTIVAS

A Secretaria Municipal de Saúde prossegue monitorando o caso. Segundo o prefeito de Bataguassu, Pedro Arlei Caravina (PSDB), mesmo antes da confirmação, o município já vinha adotando medidas restritivas, com objetivo de evitar a propagação do vírus. “Nós sabíamos que isso poderia acontecer. Por isso, pedimos para que nossos munícipes adotem os hábitos de higiene pessoal, como lavar as mãos com frequência; permaneçam em casa e evitem aglomerações”, destaca.


Caravina lembra que novas medidas preventivas foram instituídas pelo município por meio do decreto nº 088/2020 publicado na última sexta-feira (17), entre elas, a obrigatoriedade do uso de máscaras em todos os estabelecimentos comerciais, industriais e de serviços bem como nos departamentos públicos que estejam realizando atendimento a população, medida que vale a partir de quarta-feira, dia 22 de abril. “O objetivo é evitar a disseminação do vírus”, observa.

O decreto prorroga ainda as demais determinações como toque de recolher e suspensão de atendimento ao público em repartições públicas municipais até o dia 3 de maio.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.